CERTO OU ERRRADO

1. Na minha opinião o professor acertou em intermediar a situação e em comunicar o fato à coordenadora da Escola.  Entretanto, falhou por não haver recolhido o documento dos alunos e atirado ao lixo, pois se sabe que muitos deles já haviam sido feitos ali, em todas as aulas de todas as matérias.

2. A aluna acertou em comunicar a seus familiares o ocorrido, mas falhou em dizer que o abaixo- assinado de seus colegas. Na realidade era uma reação ao seu comportamento em classe, moldado em cima de indisciplina e falta de limites. Ela também errou em inverter a versão dos fatos aos seus pais, dizendo que o professor e os seus colegas estavam fazendo Bullying contra ela; quando na realidade, ela é que o fazia contra seus colegas, ao ponto de gerar o abaixo-assinado, como reação.

3. Os demais alunos da classe acertaram em protestar coletivamente contra a atitude da menina, que segundo se sabe os importunava muito: beliscando-os, cutucando-os, insultando-os, beijando na boca das outras meninas de supetão, etc. Entretanto erraram por haver feito vários abaixo-assinados, com a intenção de chamar a atenção da menina, sem haver formalizado nenhum deles.

4. Alguns pais de alunos acertaram em reagir ao ver o nome de seus filhos, contidos no baixo-assinado, sendo veiculado nas TVs. Porém erraram em não ter comparecido à escola e reclamado da atitude da menina ante seus filhos.

5. Os pais da menina especial acertaram em procurar os seus direitos, na escola, formulando queixa contra ao professor, naturalmente embasados na versão da menina. Porém falharam em não se permitir, em nenhum momento, conversar com o professor, com os demais alunos e com os seus pais, para ouvirem as outras versões do fato e se chegar a um consenso. Eles também erraram por não haver comunicado à escola a condição de especialidade da menina, por meio de laudo médico. E em não procurar saber que o aluno especial, estudando em classe comum, para efeito de inclusão, fica sujeito ao mesmo tratamento dos outros alunos. Os pais erraram também ao fazer exposição pública da condição especial da menina, na mídia, na tentativa de se obter dividendos sócio-político-econômicos.

6. A escola acertou em receber os pais para conversa. Mas falhou redundamente em permitir esta conversa num período de aula adverso ao do professor e dos demais alunos. Houve falha gritante na Gestão da escola, que  errou ao se apresentar uma Vice-Diretora totalmente despreparada na mediação de conflito. Uma gestora melhor qualificada teria proposto aos pais uma reunião entre as partes envolvidas, como estratégia de se obter as outras versões do fato, para se ter um melhor posicionamento, visando à promoção do consenso, antes da formalização da queixa. A Vice-Diretora também errou ao dar uma de escrivão de polícia e redigir a queixa. Mas a sua maior falha está no fato de haver respaldado a intenção dos pais da menina ao reconhecer de imediato a autoria do abaixo-assinado como sendo do professor. Coisa que nem um perito em grafotécnica faria.

7. Por último acertou a Diretoria de Regional de Ensino ao se tomar atitude diante dos fatos. Mas pecou por não perceber o óbvio. Com um pouquinho de intuição daria ver que se tratava de uma questão totalmente infundada e que o professor em questão só está passando por isto por culpa desta própria diretoria. Pois o mesmo só não aposentou ainda, há uns bons anos atrás, devido à falha grotesca desta casa. Onde o processo de liquidação de tempo de serviço dele se arrasta por muitos anos, devido à perda e extravio de documentação por parte desta instituição ( MARAPA )