QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA ORIENTAÇÃO DO PROCESSO

Professor faz abaixo-assinado para expulsar aluna especial

Este é o título da reportagem sensacionalista, que irresponsável e levianamente fez a Band sobre um episódio ocorrido na famosa escola das desordens, violência e indisciplina EE Azevedo Júnior, em Santos, SP. O Vídeo a exemplo desta escola, coloca o professor na fogueira, onde se apresentam apenas uma versão dos fatos, como se uma moeda tivesse somente um lado. Não gravaram a versão do professor e nem da escola. O Vídeo criminoso relata que os alunos da mesma sala de aula que a menina estariam sendo incentivados pelo professor de ciências a descriminar a aluna, por causa da sua doença. Veja o vídeo absurdo:

http://maisband.band.com.br/v_57166_professor_faz_abaixo_assinado_para_expulsar_aluna_especial.htm

01. A Band poderia ter feito a reportagem com alegações afirmativas e conclusiva sobre um professor, tendo ele praticado ou não o alegado, uma vez que havia ainda apenas uma suspeição? Ela não devia ter colocado os verbos no futuro do pretérito, ao invés tratar o professor como um criminoso já julgado? Não cabe ai um pedido do Direito de Resposta e de indenização por danos morais?

02. Nesta reportagem, artificialmente montada, a menina não está chorando devido a condição degradante os seus responsáveis a conduzi- La a uma situação degradante de colocá-la frente às câmeras, de frente a escola, diante de seus pares?

03. Aquele papel que aparece nas costas da Mena parece ser uma montagem do seu próprio padrasto. Não dá para comprovar a sua autoria por meio de exames grafotécnicos?

04. A reportagem afirma que a senhora Rosana, Vice - Diretora reconheceu como sendo de autêntica autoria do professor Maurício aquele abaixo-assinado, fato que ela nega, o que incrimina a reportagem e os seus autores. Por acaso a Vice-Diretora é uma perita em grafotécnicos, para reconhecer antecipadamente um documento, com várias assinaturas, rasuras e falsificações?

05. Aquele rabisco que aparece na linha 15, que atribuem como sendo assinatura do professor. Uma vez que já constatado ser muito diferente da assinatura do professor, não dá para aplicar grafotécnico, para saber de quem é aquela coisa?

06. Se nota que a reportagem foi ensaiada. Pergunta-se a Band como foi e quanto tempo durou o ensaio das pessoas que aparecem produzidas no vídeo?

7. Não há contradição entre a Própria Band e Sr. Reginaldo? Na mesma reportagem a Band afirma que o professor Maurício fez o abaixo - assinado, enquanto que Sr. Reginaldo afirma que o professor apenas incentivou os alunos.

8. Sabe-se que o Sr. Reginaldo é Cabo Eleitoral do Vereador Boquinha, que esteve presente na escola e ajudou na construção da reportagem. Será que não há algum interesse político nesta questão, em aparecer na televisão, nos jornais, etc., exibindo o rosto do Sr. Reginaldo e malfadado abaixo-assinado?

6. Na reportagem aparecem os avós maternos da menina, a menina e o seu padrasto, Sr. Reginaldo. Entretanto a verdadeira mãe e o pai não aparecem. Pois há boatos de que há problemas quanto a guarda da Nathália. Afinal quem são os verdadeiros responsáveis legais por sua guarda? E por acaso estes nomearam e deram procuração para o Sr. Reginaldo agir em nome deles?

7. Porque a Band, uma emissora de renome, que se diz ser tão democrática, não se interessou por inserir a versão do professor e nem da escola, na reportagem?

8. Sabe-se o caso ocorreu na última aula dia 01/04/10. Também é sabido que o professor comunicou oralmente o episódio da 6ªC à Coordenadora Marta, o que ficou testemunhado pelos presentes naquele HTPC do dia. Porque somente passou a haver orientação técnica sobre o assunto, a parir daquele momento? Até então não havia nem uma orientação da coordenação aos corpo docente. Será que os pais da Nathália haviam comunicado à a escola a sua alegada condição especial? E se foi comunicado esta por sua vez não deveria ter comunicado e orientado o corpo docente, nos termos da Resolução 90?

09. Sabe-se que quando há alunos especiais em classe comum não pode haver mais de 25 alunos por classe e tem que ter dois professores atuando devidamente orientado nos termos da Resolução. Na classe da Nathália havia quantos alunos e quantos professores?

10. A senhora Dirigente da Diretoria de Ensino afirmou ao professor Mauricio, no seu gabinete, na presença dos supervisores João e Nilda e dos conselheiros da APEOESP Célia e Sonia Maciel e da professora Tânia, que a havia produzido um Entrevista na Band sobre o caso e que logo sairia. O saiu foi a reportagem vergonhosa do Datena. Será que a Dirigente ajudou na produção da mesma? Senão cadê a sua entrevista? Passou aonde?

11. Numa investigação paralela do caso, de modo neutro, apenas com a intenção de se saber a verdade, os professores que dão aula na 6ª C, por meio da professora Ângela descobriram que o abaixo - assinado foi feito pela aluna Stefani e que o professor não incentivou o abaixo-assinado e sim tentou cumprir o seu dever em promover a reconciliação entre partes nele envolvidas. Como ficam as posições da Direção da Escola, da Band e da Família da Nathália, que defenderam a tese de ser de autoria do professor Maurício este abaixo-assinado? Será que a Comissão de apuração, no sentido de atender estas partes interessadas vai conseguir transmigar da Stefani para o professor a autoria do abaixo-assinado?

12. Como se sabe que havia somente uns cinco ou seis alunos presentes à aula de 01/04, quando ocorreu o fato. E que esquisitamente apareceu um abaixo-assinado com número diferentes de alunos. Também é sabido que a Direção ou os alunos sumiram com a pasta de chamada daquela classe e que mais tarde se achou fragmentos dela perto de um sexto de lixo, que está anexado no processo na Delegacia da Mulher. Será que a direção ou a aluna Nathália não tentou sumir com a pasta para camuflar o contraste entre o número de assinatura que aparece no abaixo-assinado e o real número de alunos presentes aquela aula? Uma sugestão é de que faça levantamento dos 6 alunos presentes por meio de investigação ao demais professores que deram aulas no dia e também no caderno dos alunos, que costumam anotar a data da aula.

13. Não daria para apurar a autoria do bilhete que fora colocado nas costas da menina e atribuído ao professor Maurício, par incriminá-lo?

14. Realizar práticas e ações pedagógicas inclusivas esta na Res. 90. Portanto amigo compete ao diretor e ai que te digo o que foi passado para os professores? Esta é a pergunta? A Direção cabe acompanhar, orientar e dar sustentação ao trabalho de Professores e Coordenadores. VC pode PROCESSAR A DIREÇÃO por isto.

15. Alegam que a menina tem necessidades especiais, Quais? Exija os documentos. Outra coisa onde esta a prova que vc incentivou, quem disse, como este abaixo assinado foi parar na mão dos pais?
Insisto qual foi a atuação da diretora, onde esta relatado que a menina dava trabalho, onde os pais delas vieram antes reclamar que os alunos estavam fazendo chacota, onde esta escrito e que providencias a escola tomou?

16. Na reportagem avo fala que "agente pede e ninguém toma providencias". Para Quem ela reclamou? Veja a responsabilidade esta nelas, ou melhor na Coordenadora e na equipe gestora?


17. Mauricio se vc não usar este caminho vão tirar seu cargo, a coisa ficou séria e vc tem que atacar quem errou, quem deixou a coisa chegar neste ponto. Aquele papel que o pai mostra deveria ter sido objeto de um trabalho de educação e reflexão pela escola e não estar na mão do pai.
Veja que a Rosana, não sabe gerir conflito, a Marta deixou passar, certamente mancomunada que esta com elas.

18. Qual foi a ação da direção da escola e da coordenação com relação a orientar este pai quanto ao comportamento da aluna?
Outra coisa, porque os alunos chegaram ao ponto de fazer o abaixo assinado? Onde esta a equipe desta sala?
Por que vc foi o professor, talvez vc pode ter falado para fazerem o abaixo assinado e porque vc tem que pagar por isto a responsabilidade por gerir o ambiente escolar é dos gestores, qual foi a atuação da coordenadora? Interferiu? Chamou os pais para conciliar? Garanto que isto foi um processo, não aconteceu de um dia para o outro. E vc registrou tudo no diário como deve ser?

19. Vire o jogo, e ataque usando estes argumentos que lhe dei.
Pergunte quais foram as providencias tomadas para que os alunos não fizessem o abaixo assinado?
Exija a copia de todas as advertências dadas desta criança, tudo por escrito? Não aceite, quais são as providencias que essa porcaria de Vice fez?

20. Exija documentos. Exija as notas da menina, exija o parecer da coordenadora, que certamente esta encima do muro, mandando as crianças varrer o pátio.


21. Exija o documento que respalda ela lhe afastar, vai para DE e não tenha receio escreva tudo que eu lhe orientei aos cuidados da supervisora. E diga que por isso vc esta sendo ameaçado, escreva assine. Não tenha medo ataque caso contrário vc será o culpado.

22. Veja temos que contatar esta família, a avo afirma que "a gente reclama mas nada foi feito", com quem ela reclamou?
Aonde esta escrito? Qual foi a atuação do grupo gestor, para vesti-lo já que dizem que vc teria feito?

22. Veja Mauricio a APEOESP, o departamento jurídico é lento e isso tem que ser rápido.

23. Vamos começar por identificar os gestores, seus horários de trabalho, a conduta diante do problema que é processual e pensemos as aulas começaram dia 18/02; outra coisa averiguar, qual foi o encaminhamento dado pelos gestores quanto as necessidades da menina. laudo médico, orientações do psicólogo, histórico de outras escolas, o que esta criança estava fazendo para que os outros 38 ou mais fossem levados a fazer um abaixo assinado, de quem foi a idéia? Quem prova que a idéia foi sua?

24. E vamos colocá-las no lugar delas !!!
Observe arrole a Marta, como testemunha, ela é quem mais esta omissa, mas com certeza não encaminhou corretamente o problema. A Diretora enquanto gestora, deveria ter marcado uma hora chamado vc junto com a coordenadora para que as partes fosse ouvida e que se zelasse pelo nome da escola escola.

25. A Diretora agiu errado, expôs todos, e mais não averiguo fato. VC mesmo que tenha errado está com a faca e o queijo da mão mas, precisa ter coragem de levar adiante e os outros tb. Quando digo que os professores levam a culpa de tudo e se calam é por isto onde estão os outros? Este professores desta escola não possuem solidariedade para com um colega que foi jogado na fogueira? Não fizeram uma moção não? E a coordenadora que ganha para olhar isto onde esta, onde estava?

26. A Band ou qualquer órgão de imprensa poder fazer uma reportagem com alegações afirmativas e conclusiva sobre uma pessoa, sem que tenha concluído o processo de apuração preliminar, para saber se foi praticado ou não o alegado? No meu caso a Band não deveria ter colocado os verbos no futuro do pretérito?

27. Em se tratando de alunos de inclusão em classes comuns os pais não deveriam comunicar a escola, no ato da matrícula, com devida documentação comprobatória da especificidade do caso? No caso da Nathalia, seus responsáveis não agiram assim, não comunicaram a condição da menina à escola.

28. Quando se tem alunos especiais em classe comum, qual deve ser o números máximo de alunos permitido por classe?

29. Não há contradição nas alegações do Sr. Reginaldo que hora afirma que o professor fez o abaixo assinado, ora afirma que o professor incentivou os alunos a fazer o mesmo?

30. O Sr. Reginaldo e a Band afirmam que a Vice-Diretora Rosana, no dia 09/04 ao redigir a denúncia, reconheceu como sendo de autoria do Prof. Maurício o abaixo assinado. A Vice-Diretora poderia ter previamente ter reconhecido a autoria de um documento, sem comprovação científica, por meio de provas grafotécnicas?

31. Cabe judicialmente um pedido de direito de Resposta à Band e à imprensa em geral, bem como responsabilizar a todos os que fizeram ameaças? Sabendo-se que a reportagem sensacionalista, revestida no respaldo que a Vice-Diretora deu ao documento, por se tratar de um assunto comovente (criança especial), teve repercussão nacional e internacional, colocando a vida do professor em risco?

32. 01. A Band ou qualquer órgão de imprensa poder fazer uma reportagem com alegações afirmativas e conclusiva sobre uma pessoa, sem que tenha concluído o processo de apuração preliminar, para saber se foi praticado ou não o alegado? No meu caso a Band não deveria ter colocado os verbos no futuro do pretérito?

33. Em se tratando de alunos de inclusão em classes comuns os pais não deveriam comunicar a escola, no ato da matrícula, com devida documentação comprobatória da especificidade do caso? No caso da Nathalia, seus responsáveis não agiram assim, não comunicaram a condição da menina à escola.

34. Quando se tem alunos especiais em classe comum, qual deve ser o números máximo de alunos permitido por classe?

35. Não há contradição nas alegações do Sr. Reginaldo que hora afirma que o professor fez o abaixo assinado, ora afirma que o professor incentivou os alunos a fazer o mesmo?

36. O Sr. Reginaldo e a Band afirmam que a Vice-Diretora Rosana, no dia 09/04 ao redigir a denúncia, reconheceu como sendo de autoria do Prof. Maurício o abaixo assinado. A Vice-Diretora poderia ter previamente ter reconhecido a autoria de um documento, sem comprovação científica, por meio de provas grafotécnicas?

37. Não cabe judicialmente um pedido de direito de Resposta à Band e à imprensa em geral, bem como responsabilizar a todos os que fizeram ameaças? Sabendo-se que a reportagem sensacionalista, revestida no respaldo que a Vice-Diretora deu ao documento, colocou a vida do professor em risco?

38. Tem que saber se ela é realmente deficiente e se for o grau da deficiência. Se o professor está mesmo hostilizando a aluna, se ele incentiva os outros alunos a discriminarem e se ele fez esse cartaz. Eu não achei o link da noticia, procurei na comunidade da escola e tem alguma coisa lá, mas não tem fonte. Muitas vezes a imprensa é sensacionalista, a gente não pode manchar a imagem de um professor assim sem antes saber com detalhes o que aconteceu de verdade. Minha opinião.

39. Pense uma coisa a escola falhou a menina é deficiente portanto teria que ter várias condutas que deixara de ser feita.

40. Fique tranquilo, elas sabem que erraram mas agora vc não tenha medo. Cobre o que deveria ter sido feito porque elas estão valorizando o abaixo assinado mas uma pergunta tem que ser respondida: Por que as outras criança fizeram isto, quantas vezes os pais da menina ficaram conscientes que o fato de ela possuir necessidades especiais, não lhe garante o direito de fazer o que quer, pois a legislação diz que ela esta em classe normal portanto sujeita ao regimento comum, que deveria ter sido de ciência dos pais?


40. Não deixe virarem para vc, a consequência é o abaixo assinado, e o que levou a isto. A escola não sabia?

41. A coordenadora fez o que? Há uma ficha que toda a criança com necessidade especial tem que ter. A escola fez? A direção acompanhou? Os pais foram orientados ou não? Portanto quem não a incluiu nas atividade pedagógica não foi o professor Mauricio que é um, mas sim a escola.

42. Creia que não vai dar em nada porque você não fez nada, são elas estão erradas. Não faça nada sem que seja por escrito, porque elas são perigosas.

43. A moça que relatou a queixa dos pais, elaborando aquele documento que foi à TV, dando origem a tudo isto, demonstra com fatos que não sabe resolver conflitos, não serve para ser Vice-Diretora, pois não é mediadora. Porque ela não ajuntou os pais, os alunos envolvidos e professor, para promover um consenso, antes de formular a queixa dos pais, com uma só versão? Passe o fone desta família que vou resolver isto pra VC, como supervisora que sou, pra que aprenda com se resolve uma questão assim!

44. Aquela tal de Inês que fica lá na direção é a maió cagueta de professores e também aquela mãe da Yasmin, que fica ali no corredor, para entregar professor, com o pretesto de olhar a filha.

RELAÇÃO DE AÇÕES JURÍDICAS CABÍVEIS DETECTADAS

Até o momento já se detectou as seguintes ações jurídicas cabíveis:

01. Direito de resposta aos jornais e Tvs por onde a notícia circulou.

02. AÇÃO CIVIL CONTRA: CALÚNIA, INJÚRIA E DIFAMAÇÃO; PRINCIPALMENTE QUANTO AS RESPONSABILIDADES ADMINISTRATIVAS.

03. Responsabilazação de todos os culpado por ameaças.

04. Reponsabilazação da família por denunciação caluniosa

05. Reponsabilização da professora Inês por implantar terror na família

06. Reponsabilazação da direção por alarmar o caso em htpc e por assédio moral

07. Responsabilização da Band e pedido de idenização por danos morais

08. Reponsabilização da Dirigente de Ensino por mentir sobre entrevista, etc.

09. Responsabilização a Diertoria de Ensino por morosidade no processo de aposentadoria, que já se arrasta por cinco anos.

10. Responsabilização à escola por perseguições ao professor neste anos que atua na escola.

11. Responsabilização à senhora diretora por estar entrevistando professores da UE, na tentativa de acusar o professor falsamente de abuso sexual.