PERGUNTAS SOBRE DÚVIDAS FREQUENTES
(Profº Maurício - Home )

Esta página é o canal de interatividade entre os estudantes dos Cursos de Gnose Samaeliana da AGSAW. É o espaço para o estudante, tanto do Curso Livre como do Online, postarem as suas eventuais dúvidas. Aquelas que vão surgindo ao longo dos estudos. Como o conhecimento gnóstico não admite debate, nos moldes do conhecimento epistêmico, somente responderemos perguntas, que traduzem reais dúvidas acerca da Gnose Samaeliana, de estudantes que estejam frequentando o curso de Gnose Samaeliana, nas modalidades livre e online.

O estudante da AGSAW, que eventualmente tiver alguma pergunta, poderá mandá-la para culturadapaz@hotmail.com. Porém antes deverá ler as perguntas e respostas dadas às questões frequentes, para verificar se a sua pergunta já não foi contemplada com resposta.

Para postar sua pergunta, seu comentário ou sua sugestão, preencha o formulário abaixo. Dê uma olhada nas questões abaixo já respondidas, para ver se sua dúvida já não foi sanada.


01. Prof. Mauricio o Sr. pelo que entendi já foi  da gnose, vem entregando o ensinamento passando desde a velha ordem, a nova ordem e com certeza estava quando a gnose  se fechou certo? Eu queria entender é isso!! Porque então só vejo a Agsaw, não consigo entender ainda. E qual o papel do Sr. Jorge  V. Restrepo hoje? Como se pode qualificar a pessoa dele hoje, com relação à gnose?

Resposta - Vlademir, perfeito, venho desde da Velha Ordem e o  Restrepo também.  Ele é muito mais intenso, pois sempre esteve na presença dos V.Ms Samael e Rabolú. Foi consagrado por eles, é um qualificado dagnose nos Mundo Internos, como você pderá ler nas cartas dos V.Ms Samel e Rabolú, remetidas a ele. Ele está encarregado pela Loja Branca de Revalorizar Os Princípios Esotéricos da Doutrina Samaeliana, que foram avacalhados neste 14 anos depois da morte do V.M. Rabolú. Só há a AGSAW pelo fato de que não ninguém fazendo a tarefa de  qualificação ante a V.M. Rabolú e Samael, nos mundo internos. As cartas de qualificação podem ser vistas por você no link http://agsaw.com.br/jorgevelezrestrepo.html e as minhas estão na página http://agsaw.com.br/profmauricio.html

02. Pelo que entendi do Sr Restrepo, ontem, devemos praticar o 3º fator saindo de porta em porta. O que o senhor acha? Ele disse que nossa ferramenta deveria ser o livro Hercólubus.E que foi a missão que nos deu o VM Rabolú...

Meu comentário – O Missionário Restrepo está absolutamente correto.  A nossa ferramenta principal é livro Hercólobus.  Os Cinco Livros Básicos do V.M. Samael, os demais livros do V.M. Rabolú, o temário do nosso curso de gnose samaeliana, com os seus textos e vídeos são as nossas ferramentas auxiliares de divulgação dos últimos ensinamentos do V.M. Rabolú, nesta dispensação, contidos no Livro Hercólubus.
O trabalho com o Terceiro Fator, ao longo do Movimento Gnóstico Cristão Universal, passa por duas etapas:

1ª Etapa – Vai de1950 até a desativação da Nova Ordem, nos anos 2000.  Onde o Terceiro Fator era feita por estudantes gnósticos, por missionários, instrutores, etc., individualmente, no corpo a corpo e nos grupos e centros de estudo presenciais constituídos.

2ª Etapa – De 2000 para cá por meio da circulação e disseminação dos ensinamentos contidos no livrinho Hercólubus, no corpo a corpo, pela mídia, etc..  Porém isto vai ser feito desatreladamente de grupo de estudos presenciais, de missionário, de instrutores, etc.
Na segunda etapa, como o livro não circula sozinho, ele precisa de voluntários que o movimente de casa em casa, de pessoa a pessoa, etc.

Então, na minha pequena visão podemos cumprir com esta missão de modo eficaz, distribuindo o livro para pessoas interessadas:

1º.  Presencialmente, no corpo a corpo, para atingir um universo grande de pessoas interessadas.

2º.  Presencialmente, de casa em casa, para atingir um universo maior ainda de pessoas interessadas.

3º.  Online, de PC em PC, para atingir um universo gigantesco de pessoas interessadas.

03.  Maurício, esta palestra do Sr. Restrepo, de agora há pouco, está me questionando se a nossa forma de levar o conhecimento aos demais está correta. De certa forma, ele desautoriza. Enfatiza que o Terceiro Fator deverá vir em terceiro lugar e somente depois de estarmos muito adiantados no Primeiro e Segundo.

Meu comentário – Dirceu, o Missionário Restrepo está correto e em sintonia com os ensinamentos dos V.Ms Samael e Rabolú. Entre os três fatores há uma relação de interdependência e uma ordem entre eles. De tal forma que  a ordem indica: terceiro vem depois do segundo, que vem depois do primeiro. Então primeiro a morte, segundo o nascimento, terceiro o sacrifício pela humanidade.

04Diz mais: que devemos fazê-lo de casa em casa. Que não está mais autorizada esta forma de grupos, salas, enfim. E, o interessante é que ele tem enfatizado isso em mais de um encontro. Coloco à sua análise, pois às vezes me pego a refletir se está certo, no meu caso. Falo de mim. Encaixo no que ele falou hoje.

Meu comentário -  Realmente, o Missionário, mais uma vez está correto. Os grupos foram e estão proibidos desde o momento que o V.M. Rabolú desativou a Nova Ordem. Desde que ele deu a tarefa de qualificação e proibiu a divulgação dos ensinamentos onde não houvesse um Instrutor em Qualificação. A partir dali o ensinamento passaria a circular de pessoa a pessoa, de casa em casa, por meio da veiculação do livrinho Hercólubus. Isso já seria para a humanidade em geral, não mais para grupos restritos de gnósticos que obtiveram a plenitude do ensinamento dos V.Ms. Samael e Rabolú, o intelectualizaram e não o prticaram e não deram a nota certa.

05.  Pertenci a Gnose de V.M. Rabolú e 15 anos depois descobri que ele não era o único vivo na época ele desencarnou em 2002, pois VM Samael Aun Weor fundou a AGEACAC esta ativa até hoje e tem mestre vivo, só Deus pode julgar quem será resgatado, não é o simples fato de pertencer a uma instituição gnóstica que já é candidato ao Êxodo. E para uma instituição ter o aval da Loja Branca esta deve ter um mestre vivo.
                                                                            

Meu comentário - José Roberto, obrigado pelo seu comentário.  Quem enfatizou que só existia o V.M. Rabolú foi o próprio V.M. Samael. Logicamente que ele não estava brincando e nem mentindo. Se houvesse outros além do V.M.Rabolú, com certeza, de muito bom gosto o V. M. Samael teria anunciado. “Ao sabor da verdade deve-se dizer que AGEACAC, ICU, POSCLA etc. não têm nenhuma ligação mais com o V.M. Samael Aun Weor e muito menos com o V.M. Rabolú por serem FALSAS SIGLAS gnósticas pertencentes a FALSOS MESTRES conhecido por um nome de Lakhsmi Daimon e outros ”.  

Realmente os resgatáveis não serão resgatados pelo fato de pertencerem à determinada instituição, mas sim por terem a praticado os Três Fatores de Revolução da Consciência.

É real também que para que uma instituição tenha um mestre vivo, para ter o aval da Loja Branca. Por isto é que não há mais nenhuma instituição avalizada pela Loja Branca, pois não há,  infelizmente, nenhum mestre vivo. Atualmente só há instituições  que se dizem gnóstica, mas no fundo pseudognósticas, são mercadológicas.

No livro Gnóstico & Agnósticos há esta lista das instituições e organizações pseudognósticas, catalogadas como INSTITUIÇÕES NEGRAS PELA LOJA BRANCA: IGREJA GNOSTICA GAYS & LESBICAS, MOVIMIENTO GNÓSTICO CRISTIANO UNIVERSAL, LUIS BERNARDO PALACIO AGOSTA, AGEACAC: ASSOCIAÇÃO GNÓSTICA DE ESTUDIOS ANTROPOLÓGICOS E CULTURAIS, ASSOCIAÇÃO CIVIL,  MESTRES ASCENDIDOS,  CULTURA GNOSTICA, do mitômano  TEÓFILO BUSTOS GARCÍA, ACCENPA, do traidor Fernando Salazar Bañol, GRUPO GNÓSTICO QUÉBEC, ASSOCIAÇÃO CULTURAL , CEA, CENTRO DE ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS, ASSOCIAÇÃO CHAMANICA E ECOLÓGICA DA COLOMBIA, CENTRO DE CAPACITAÇÃO SAMAEL AUN WEOR, ESCOLA GNÓSTICA DO DESPERTAR, CEGAC,  CEG, IGLEJA GNÓSTICA CRISTÃ UNIVERSAL SAMAEL AUN WEOR, AGIA, GRANDE CONFEDERAÇÃO GNÓSTICA INTERNACIONAL DE IGLEJAS E ASSOCIAÇÕES DO PATRIARCA V.M. SAMAEL AUN WEOR (dirigida por Orlando García Noriega em Lima, Perú),  FÉNIX DE HELIÓPOLIS,  ICQ, THE GNOSTIC INSTITUTE. Long Beach. California, U.S.A, THE GNOSTIC CENTER OF LOS ANGELES, seu director é José E. González,  AROCH CENTRO DE ESTUDOS GNÓSTICOS,  MOVIMENTO GNÓSTICO, A.C, AGEAC (sede en España), FUNDASAW: FUNDAÇÃO SAMAEL AUN WEOR,  IGEOM, PATRIARCADO DA SANTA IGLEJA TAO CRISTÃ UNIVERSAL MOVIMIENTO S.O.S. DE RESGATE INTER-OCEÁNICO, CORPORAÇÃO AÇÃO CÓSMICA EM ORDEM, MOVIMENTO CÓSMICO SOLAR. INSTITUTO DE INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICO FILOSÓFICAS, - ALBERTO DUARTE MATASOL, ORLANDO RAMÍREZ SOTO LUIS ARMANDO ÁLZATE GIL, IJAZBOF,  IGA ( INSTITUTO GNÓSTICO DE ANTROPOLOGÍA),  RAFAEL HERNÁNDEZ,  AGEACAC (ASSOCIAÇÃO GNÓSTICA DE ESTUDOS DE ANTROPOLOGÍA E CIENCIA),  IGLEJA GNÓSTICA UNIVERSAL DE ZIÓN, etc.

06. Mauricio, vi um texto que indicava a lista de Lojas Negras. Porque a AGEACAC é uma loja negra?

Resposta: José, bom dia! Muito boa a sua indagação. Vou tentar te responder, com muita isenção, pois na minha caminhada na gnose pertencia à AGEACAC também, por muito tempo. Para compreendermos a razão pela qual a AGEACAC está entre as instituições negras, precisamos em primeiro lugar estar buscando a verdade, mesmo que ela esteja onde estiver! Não podemos estar identificados com a nossa isntituição ou com esta ou aquela. Precisamos esdtudar qual é a sua real hiostória contida nos livros:

1º FALSOS MESTRES GNÓSTICOS DO PONTO FINAL AO SEGUINTE
- http://www.agsaw.com.br/ofmgdpfaps.pdf

2º Gnósticos & Agnósticos - http://www.agsaw.com.br/gnosticoseagnosticos.pdf

07. Maurício da Silva - Querido hermano Jorge Vélez Restrepo, saludos gnósticos!  Recibí un mensaje en mi facebook señor Diego Fernando Botero Montoya como texto a continuación. Antes de dar una respuesta al señor Diego, deseo que el Señor le daría una lectura preliminar. Después de leer el Señor, incluso se puede responder a ella. 

Resposta do Missionário Restrepo: Paz Inverencial! "HERMNANO MAURICIO SILVA: BUENAS: PAZ INVERENCIAL! NO LE COMA CUENTO A ESTE SR JORGE VÉLEZ RESTREPO POR LO SGTE: ¿donde esta la AUTORIZACIÓN DE LA BLANCA HERMANDAD PARA ESTE SR, PARA QUE DIGA LO QUE ESTA DICIENDO O AVALE LO QUE ESTA AFIRMANDO? QUE ESTE SR VÉLEZ RESTREPO NOS MUESTRE LAS CARTAS QUE TIENE DEL V.M RABOLÚ, DONDE ESTE LO DEJÓ AUTORIZADO PARA QUE SE ENCARGUE DE LA ENSEÑANZA A NIVEL MUNDIAL Y SOBRE TODO DE LOS GRUPOS Y DEL MGCU QUE DEJÓ EL GRAN V.M RABOLÚ? ... NO LOS TIENE, NO LOS PUEDE MOSTRAR, ES MÁS, DESDE EL AÑO 1.987 O ANTES ., ESTE SR EMPEZÓ A SER RECHAZADO POR EL V.M RABOLÚ, POR SU CONDUCTA DESVIADA COMO ESTE MISMO SR LO AFIRMA EN SU LIBRITO GNÓSTICOS Y AGNÓSTICOS? QUE NOS MUESTRE ESTE SR VÉLEZ RESTREPO CARTAS DEL GRAN V.M RABOLÚ DONDE LE INDIQUE EL CAMINO Y QUE LO ESTE ORIENTANDO EN LA SENDA DEL FILO DE LA NAVAJA?QUE NOS DIGA SI EL TRIBUNAL DEL KARMA LO ESTÁ AUTORIZANDO PARA DIFUNDIR ESTAS COSAS? NO PUEDE MOSTRARNOS NADA PORQUE NO LAS TIENE. CONOCÍ A SU ADORABLE ESPOSA DOÑA OLGUITA VÉLEZ, UNA BELLA MUJER, CON LA VIBRACIÓN DEL AMOR, CON LA VIBRACIÓN DEL SER, BENDIENDO LIBRITOS EN LA UNIVERSIDAD DE ANTIOQUIA Y QUE CREO ESTE SR ABANDONÓ. QUE NO VENGA ESTE ARROGANTE SR VÉLEZ RESTREPO A CREERSE YA EL ABANDERADO DE LA GNOSIS, EL CHACHO DE LA PELÍCULA, DICIENDO Y CONDENÁNDONOS A TODOS AL ABISMO, DICIENDO QUE ESTO SE ACABA YA EN EL 2043, Y QUE TODO MUNDO ESTAMOS EN LA ÚLTIMA EXISTENCIA? ¿QUIEN SE LO DIJO? ¿ACASO SABE MÁS ESTE SR QUE EL PADRE DE LA S LUCES QUE DICE QUE NADIE CONOCE EL DÍA, NI LA HORA DEL FIN, SINO SOLO EL PADRE, QUE NI SIQUIERA LOS ANGELES DEL CIELO, NI AUN EL HIJO LO CONOCE? EN SU PROCESO SENIL YA DE VIEJO, !ESTE SR DELIRA! TANTA ARROGANCIA TIENE QUE PERTENECIÓ A ESTE GRUPO VIRTUAL Y CUANDO POR EL INTERNO LE PREGUNTÉ POR LA SUERTE DE SU ESPOSA OLGUITA, ME BORRÓ DE AMIGO, ME BLOQUEÓ Y SE SALIÓ DE ESTE GRUPO. ME RECUERDA ESTE SR A UN MITÓMANO QUE DESGRACIADAMENTE CONOCÍ, EN ESTE RETORNO, UN ANTIGUO COMANDANTE EN JEFE CARTAGINÉS DE LA ÉPOCA ROMANA, QUE ME DECÍA QUE DIZQUE TODOS LOS GNÓSTICOS TENÍAMOS LA SOGA AL CUELLO, QUE TODOS ESTÁBAMOS EN LA ÚLTIMA EXIETENCIA, Y QUE NOS TENÍAMOS QUE AUTOREALIZAR EN ESTA EXISTENCIA Y ESO SABIENDO Y CONOCIÉNDONOS DE TIEMPOS HA. ESTE SR VÉLEZ RESTREPO NO TIENE NINGUNA CREDIBILIDAD, ES UN SR CON PROCESO SENIL DEBIDO A SU AVANZADA EDAD Y AL RECUERDO DE SUS COMPAÑEROS YA FALLECIDOS. NO TODO MUNDO ANDA EN LA ÚLTIMA EXISTENCIA, SI LA MAYORÍA, PERO NO TODOS. ESO VA POR PAÍSES, YA ESTÁN SEÑALADOS, Y LAS CATÁSTROFES QUE SE AVECINAN, VENDRÁN SOLO SI EL LOGOS LAS AUTORIZA, LA PRUEBA ES QUE HACE POCO MIGUEL DETUVO A LOS 4 ÁNGELES DE LSO 4 VIENTOS, SEGUN ESTA EN APOCALIPSIS.QUE NO VENGA PUES ESTE SR CUAL ÁLVARO URIBE VÉLEZ A CREAR DIVISIONES, A DIVIDIR A LA GNOSIS, CON DEMENCIAS SENILES PROPIAS DE YOES ARROGANTES DE ANTIGUOS JEFES, QUE CREEN QUE TODO MUNDO LES DEBE DE OBEDECER COMO EN ESAS ÉPOCAS. "HAY QUE SER HUMILDES PARA ADQUIRIR LA SABIDURÍA, Y DESPUÉS DE ADQUIRIDA HAY QUE SER MUCHO MÁS HUMILDES"PAZ INVERENCIAL! OM TAT SAT". (Diego Fernando Botero Montoya)

Resposta: Apreciado hermano Mauricio: Reciba mi saludo gnóstico: Muchas gracias por sus consideraciones. Este elemento es  otro de los muchísimos que fueron desterrados en la Doctrina por la Ley  y el Orden, es de aquí de mi misma tierra, pero no del Orden de la Doctrina Gnóstica Cristiana Universal. De nuestro  Avatara Maestro Samael Aun Weor, igualmente de nuestro Gran Maestro Rabolú hay elementos, hay  Canales Radiales, hay páginas Web,  y muchos otros medios públicos que blasfeman, que maldicen, que injurian, que calumnian, que reniegan y hablan de nuestros Maestros cosas asombrosas   y absurdas, y de mi insignificante persona, como de un ESTUDIANTE  GNOSTICO DE TIEMPO COMPLETO  QUE SOY, es natural  apenas que hablen que juzguen que condenen mi vida privada: eso es apenas lo natural. Este elemento de toda la vida me ha perseguido  y como yo no le presto  atención a su MITOMANÍA declarada  y reconocida en sus propias palabras, busca todas las formas de perjudicar la labor en favor de la humanidad. En toda la Red Social lo tienen fichado le han cerrado la entrada y cambia frecuentemente su nombre para ver a quien sorprende, saben que es un elemento negativo, que es como dice el Maestro Samael Aun Weor un Paranoico es decir, un loco, un demente, por eso como dice el Maestro Samael Aun Weor es una “PERSONA ANORMAL”,  de donde, por consideración,  a su  estado se le han cerrado todas las puertas, hasta la dialéctica. Se trata de un MITOMANO,  enemigo de los Maestros y de su Obra y de todo el que proponga marchar en ella. USTED TIENE TODA LA LIBERTAD DE ACOGERLO O RECHAZARLO, ESTAS SON MIS PALABRAS. Pues “la persona nada vale, la Obra lo es todo” ; ella es la que habla. “Por sus frutos los conoceréis”…. (Sagradas Escrituras. Mt.Cap. 7:16,20). Fraternalmente, Jorge Vélez Restrepo. Nota al margen: Estos elementos negativos ciento por ciento arremeten furiosamente de tiempo en tiempo contra cualquiera que se mantenga firme en el campo de batalla. Otro caso de los que a mí me ha sucedido es el de una desventurada dama de Cali, Colombia, a la cual el propio Maestro Rabolú aclaró con la carta que me permito adjuntar, como  otra, las que usted puede publicar igualmente. (As cartas autorizadas foram publicadas no topo site para vista do público).

08. Gostaria de saber se ainda existe curso presencial, e se o Sr. Jorge V.Restrepo.
Também ministra curso presencial e onde ele mora. Se for possível me enviar estas respostas, fico muito grato. Dentro da disponibilidade e condições, o mais breve possível.

Resposta - Obrigado pelo contato e pela indagação! Não há mais, infelizmente, em qualquer lugar do mundo, curso presencial de gnosis, da real doutrina samaeliana, autorizado pela Loja Branca.  O que temos é apenas um curso de gnosis online, veiculado pela TV Websaw, com atividades voltadas para a Revalorização da Gnosis Samaelina, com ênfase no conteúdo do livrinho Hercólubus do V.M. Rabolú.  Onde o Missionário Restrepo tem uma apresentação em cada último sábado do mês às 20h. Para participar da programação da TV Websaw acesse www.agsaw.com.br, CLIQUE SOBRE A TEVEZINHA, coloque seu nome e confirme OK.

09. Professor, poderia explicar as divergências nos conceitos de fornicação e adultério, havidas entre o Senhor e o Missionário Restrepo?

Olá estimado irmão Pedro, Saudações Inverenciais!

Já cataloguei as perguntas, na página http://agsaw.com.br/preguntas.html para as devidas respostas do missionário, no programa de 31/05/14.
Os conceitos do Missionário são absolutamente corretos, você pode guiar por eles. Aliás todos nós podemos nos guiar pelas orientações do Missionário Restrepo, por se tratar de um Apóstolo iluminado, fiel à Real Doutrina Samaeliana.

Não há divergências entre eu e Restrepo e muito menos nos conceitos, pois ambos emergem das orientações dos V.M. Rabolú e Samael, em diversos contextos.

O Missionário respondeu a sua indagação dentro um contexto mesotérico, isto é, como era feito para os estudantes da Segunda Câmara.  Porém esta resposta não era dada para os estudantes da Primeira Câmara. Senão eles perverteriam a gnose, ao tirar-lhes a obrigação do casamento. Então ai foi que o V.M. Rabolú exigia o casamento civil do estudante gnóstico, dando-lhe um tempo para regularização de sua situação matrimonial, quando este já morava junto.

Deve-se ressaltar que se respeitava a lei de matrimônio, com as características de cada pais, levando-se em consideração que são diferentes. Aqui no Brasil, por exemplo, nesta época, da orientação do V.M. Rabolú, dos anos 70 a 90, a lei de matrimônio era outra.

Atualmente, ao sabor da lei civil, se considera como casamento também, as uniões estáveis entre casais. Então, hoje quem está em união estável não está mais em adultério do ponto vista legal.

Porém do ponto de vista da Lei Objetiva não é a mesma coisa, é ai que se estabelece a diferença fundamental entre fornicação e adultério. Esta diferença se estabelece com base na trajetória da energia de transmutação, da energia seminal: em cadeia ou em teia.

A energia transmutada, que segue o seu percurso em cadeia, é classificada como oriunda de um verdadeiro casamento gnóstico, com o sem papel.  Não haveria ai adultério naqueles casais que possuem união estável, naqueles que só se unem somente para a o azf, etc.

Quando o fluxo da energia de transmutação não circula em cadeia, e sim por teia, o casal comete adultério contra a Lei Divina.
Agora se a energia é perdida na relação, ela sai de circulação. Não haverá circulação desta nem em cadeia e nem em teia. Então não haverá transmutação e sim fornicação.

Na cadeia, a energia seminal e devidamente limpa, pura. Pois é produzida no Sol, pela fotossíntese passa aos vegetais, chega ao homem na forma de alimentos, se transforma em energia seminal, que circula pelos condutos do casal puro, para se transforma em vapor seminal, fogo sagrado e luz.

Na teia a energia seminal se contamina ao circular por vários caminhos, ao entrar uma terceira ou mais pessoas nas relações que aconteciam só no casal convencional. O que se desfaz a configuração original de um casal, como sendo uma parelha única. Ai há adultério.

Na fornicação a energia não circula nem em cadeia, nem em teia, pois ela é perdida. Então não só comete fornicação o solteiro que se masturba, mas o namorado, o noivo e o casado que se orgasmam.

Um casal poderá fornicar sem adulterar, ao derramar a energia, voluntaria ou involuntariamente, sendo ou não casado legalmente. Uma pessoa pode adulterar e fornicar ao mesmo tempo, quando pratica a relação fora da parelha convencional e chega ao orgasmo.

Em síntese, fornicação é quando há perda da energia seminal. Adultério é quando há poluião da energia. Se polui, se altera a pureza da energia exclusiva do casal, quando se permite a entrada de uma terceira pessoa, no circuito da energia.   

Também está em adultério, o casal que mesmo não fornicando, começou a prática sexual sem que tenha dado o tempo de um ano, entre uma união e outra.