CAPÍTULO 01 - A DOUTRINA JESUSCRISTIANA PRIMIGÊNIA

Cristianismo primitivo ou Primigênio é a primeira etapa da história do cristianismo de aproximadamente três séculos (I, II, III e parte do IV).O cristianismo primitivo pode ser dividido em três fases: a primeira fase está situada entre época da vida de Jesus até o ano 100, data em que a maioria dos contemporâneos de Jesus já havia falecido; a segunda fase vai do ano 100 ao ano de 250, no momento em que o Cristianismo se propagava fora da Palestina, principalmente nas províncias romanas mais antigas, tais como Síria, Ásia Menor, Egito e, é claro, pela Itália, especialmente em Roma, sem, no entanto, constituir uma religião universal; a terceira fase abrange a época em que o Cristianismo foi mais intensamente perseguido pelo Estado romano, entre 250 e 311, até sua aceitação como religião do Estado Imperial Romano em 313..Na primeira fase o cristianismo autêntico se forma, na segunda e na terceira fases ele se deforma pela interferência dos Proto Ortodoxos e dos Institucionalistas de Constantino.

A Doutrina Jesucristiana Primigênia, que contem o conjunto de princípios da Boa Nova, dos ensinamentos de Jesus Cristo, se inicia a partir do nascimento de Jesus Cristo.Oficialmente os estudiosos do cristianismo consideram que o Cristianismo Primígeno se inicia após a Ressurreição de Jesus 30 d.C. e termina em 325 com a celebração do Primeiro Concílio de Niceia.A partir dos Proto Ortodoxos e do Concílio de Nicéia, a Doutrina Jesucristiana Primígena gradativamente vai se desfigurando, perdendo o seu padrão original de beleza e de pureza, o que segue até os dias de hoje. A Doutrina Cristã Universal Primígena passa pela Era Apostólica e pelo Período Ante-Niceno, isto é, vai até o Concílio de Nicéia.A mensagem inicial do Evangelho, da Boa Nova, esboçada na Doutrina Jesuscristiana Primitiva, se difundiu oralmente, provavelmente em aramaico e na forma de tradição oral até chegar à forma escrita nos livros da Bíblia. Onde foi inserida nos livros do Novo Testamento.

Os Atos dos Apóstolos e Epístola aos Gálatas registram as primeira igreja, isto é, a primeira comunidade cristã, que foi centrada em Jerusalém, e tinha entre seus líderes Pedro, Tiago, João, e os apóstolos. Os primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos narram que Os primeiros cristãos ou eram judeus ou eram gentios convertidos ao judaísmo, conhecidos pelos historiadores como judeus-cristãos.Cornélio, o Centurião, é considerado o primeiro gentio convertido ao cristianismo e Paulo de Tarso se tornou o Apóstolo dos Gentios.

O cristianismo gradativamente foi se tornando uma religião separada do judaísmo rabínico.Como mostrado pelas numerosas citações, nos livros do NovoTestamento e outros escritos cristãos do século I, os primeiros cristãos tinham como regra de fé e prática os ensinamentos da Bíblia judaica  ou Antigo Testamento, apesar de Jesus Cristo ter revogado muitos dos princípios deste.

No começo do cristianismo, os cristãos sofreram intensas perseguições, porque se recusavam a adorar os deuses romanos e homenagear o imperador romano como um ser divino. Estes cristãos prmígenos são considerados mártires.Esta perseguição aos cristãos vai até o século IV, quando Constantino, politicamente se alia aos cristãos e terminou com esta perseguição, promulgando o Édito de Milão.em 313 d.C.O que começou como um movimento religioso revolucionário, dentro do judaísmo do primeiro século, tornou-se até ao final deste período, a religião oficial do Império Romano.

Ao longo da história da humanidade, pela mecânica unvérsica, todas as coisas, nascem pela sintropia evolui até um determinado ponto, involui pela entropia e morre, porque tudo é cíclico.Assim se passa com os fenômenos naturais, sociais, etc. Deste modo, as religiões se comportam de modo análogo, isto é, toda religião nasce, se forma, se deforma, se desvaloriza e morre se não houver sobre ela uma revalorização.Assim aconteceu com o paganismo, que se degenerou e foi substituído pelo religião cristã.A religião cristã Primígena nasceu pura, bela, com a pureza e a beleza da Doutrina Jesuscristiana Original.

Com a morte de Jesus Cristo e dos Apóstolo, com a institucionalização do cristianismo, fago citado pelo catolicismo, ele se deformou, se desvalorizou ao longo dos tempos e hoje já está bastante tergiversada. E se não receber um choque de revalorização irá morrer também, a exemplo do paganismo.  Assim a Igreja cristã - inicialmente mediada pela Religião Católica Romana e, posteriormente, por todas as demais religiões cristãs - prevaleceu sobre Paganismo,  que já estava degenerado na época, porque oferecia uma doutrina muito mais atraente e porque os líderes da igreja se dirigiam as necessidades humanas melhor do que seus rivais.O Primeiro Concílio de Nicéia institucionaliza o cristianismo, marca o fim da Doutrina Jesuscristiana Primigênia, que segue sendo deformada ao longo do período dos sete primeiros concílios ecumênicos (325 - 787), o que documentado historicamente por três entre os principais historiadores da época, que mais nos deixaram informações sobre esse período: Lucas, Hegésipo e Eusébio.

No terceiro capítulo da Primeira Epístola do Apóstolo São Paulo a Timóteo vamos encontrar um referencial do verdadeiro cristianismo, configurado sobre os pilares da Doutrina Jesuscristiana Primígena. "Esta é a Epístola do Apóstolo São Paulo a São Timóteo, varão pio e temeroso de Deus. Esta é a Santa Doutrina de Santo Agostinho, São Tomás, Clemente da Alejandria, Hipólito, Epifânio, Carpócrates, que fundou vários conventos na Espanha, Tertuliano, Santo Ambrósio, Santo Estevão, que morreu mártir, Santo Justiciano, etc. Esta é a velha doutrina que Cristo ensinou em segredo a seus 70 discípulos e pela qual foram perseguidos os Santos de Jerusalém. Esta é a doutrina dos grandes príncipes da Igreja, esta é a doutrina dos Gnósticos, a qual pertenciam os altos dignatários da Igreja Católica Gnóstica primitiva. Este é o antigo Cristianismo que Paulo pregou em Roma quando chegou carregado de cadeias. Este é o Cristianismo que estudou a Virgem do Carmo sob a sombra augusta do templo de Jerusalém”. (Dr. Samael Aun Weor - Livro A Virgem do Carmo).

O cristianismo atual, vivido pelo cristão das diversas religiões do círculo cultural, está totalmente afastado do Cristo, está configurado sobre uma doutrina cristã desvalorizada. A cristandade cultural dos dias de hoje é passiva, reacionária, de mentalidade reduzida, não experimenta vivenciar os atributos enfatizados por Paulo acerca da real Doutrina Jesuscristiana.

Por outro lado, a cristandade iniciática se caracteriza pela capacidade de levar á pratica os ensinamentos do Cristo e construir a capacidade de experimentação direta dos atributos divinos de subir ao monte para orar, do desdobramento astral, da profetização, etc. “Sigam a caridade e procurem os dons espirituais principalmente a profecia. Porque o que fala em línguas, não fala com os homens, a não ser a Deus, porque ninguém o entende, embora em espírito fale mistérios.Mas, o que profetiza, fala com os homens para edificação, exortação e consolação. Quem fala em línguas, a si mesmo edifica; mas, o que profetiza, edifica a Igreja. Assim, quero que todos vós falem línguas, porém, prefiro que profetizem; porque maior é o que profetiza que o que fala línguas, a menos que este as interprete para que a Igreja tome edificação. Agora, pois, irmãos, se eu for a vós falando línguas, o que lhes aproveitarei se não lhes falar, ou com revelação, ou com ciência, ou com profecia, ou com doutrina?” [(I Coríntios, 14, 1-6) / (Dr. Samael Aun Weor - Livro A Virgem do Carmo)].

O cristianismo de Paulo é o Iniciático (gnóstico), ele exorta, inspira, estimula e encoraja os cristãos à experimentação direta dos dons espirituais. “Assim, São Paulo de Tarso aconselha a todos os bons Cristãos que pratiquem na caridade, que procurem os dons espirituais, e sobre tudo que profetizem. “Se falar algum em língua estranha, seja isto por dois, ou ao mais três, e por turno; mas a gente interprete. E se não houver intérprete, cale-se na Igreja e fale consigo mesmo e a Deus. Assim mesmo, os profetas falem dois ou três e outros julguem. E, se a outro que estiver sentado, for revelado, cale-se primeiro. Porque podem todos profetizar um por um, para que todos aprendam, e todos sejam exortados. E os espíritos dos que profetizarem, sujeitem-se aos profetas. Porque Deus não é Deus de desordem, mas, sim, de paz; Como em todas as Igrejas dos Santos, estejam caladas as mulheres nas congregações; porque não lhes é permitido falar, mas sim estejam sujeitas, como também a lei diz. O que saiu que nós a palavra de Deus? Ou a vós sozinhos chegou. Se algum a seu parecer, é profeta, ou espiritual, reconheça o que lhes escrevo, porque são mandamentos do Senhor. Mas, o que ignore, ignore. Assim irmãos, procurem profetizar e não impeçam o falar línguas. “Porém, faça-se tudo decentemente e com ordem”[(I Coríntios, 14, 27-40)/(Dr. Samael Aun Weor -  Livro A Virgem do  Carmo)].

A Doutrina Cristã Primigênia do cristianismo primitivo fora seqüestrada pelos antignósticos, ao ponto de poder se dizer, que após os períodos apostólico e ante-niceno o cristianismo fora tomado pelo pós-cristianismo, em nível cultural. Este pós cristianismo se caracteriza pela perda da gnosis contida na Doutrina Cristã Iniciática, de onde se perdura até aos dias a prática de um cristianismo de cunho cultural, desprovido da Doutrina Cristã Iniciática do Rabino da Galiléia.Este cristianismo cultural que perdura até hoje se sustenta sobre as asas de uma Doutrina Cristã tergiversada.

Para vivenciarmos o Cristianismo puro temos que revalorizá-lo. Temos que ressignificar nossa experiência religiosa, como condição de possibilidade para que o cristianismo torne a ser o testemunho, efetivo, do Reino de Deus. Pelos Atos dos Apóstolos somos levados a admitir que o cristianismo primitivo foi uma comunidade perfeita. A narrativa de Lucas, nos Atos, é o retrato ideal daquilo que deve ser a comunidade cristã. A vivência cristã do cristianismo primitivo, de fato, estava ajustada aos princípios iniciáticos (gnósticos) apregoados e ensinados por Jesus, por causa da proximidade temporal que separava o Mestre dos discípulos e discípulas.Contudo, a experiência eclesial dos cristãos, pelo fenômeno da entropia, foi deixando de ser perfeita, a comunidade cristã estava sempre correndo o risco de perder o fundamental da fé e era preciso manter viva a memória de Jesus Cristo.

Nas Cartas de Paulo é possível que percebamos que as comunidades cristãs, constantemente, enfrentavam conflitos por causa de maus missionários que corrompiam a fé.Ao longo dos séculos, o cristianismo primigênios foi se perdendo, foi se afastando de sua missão fundamental. Agora temos que encontrar uma maneiras de retomar o caminho de fidelidade ao Evangelho Inicático (gnóstico). .Atualmente, o cristianismo cultural enfrenta a sua pior crise. Convivemos com um impressionante processo de capitalização da fé cristã, que lhes tirou a beleza e a pureza do cristianismo de outrora.Dessa maneira, o cristianismo continua sendo um dos pilares da cultura ocidental, mas do ponto vista cultural. Do ponto de vista iniciático ele fora tergiversado, perdeu o seu padrão de pureza, já não exerce a mesma influência na cosmovisão dos homens e mulheres de nosso tempo.

Hoje se vive, no interior das milhares de igrejas das diversas religiões, um pós-cristianismo, um cristianismo capitalista dentro do próprio cristianismo.Atualmente, tanto no catolicismo quanto no evangelismo pentecostal, em todos os e neopentecostal e em todos os ramos do cristianismos, se vê um esquecimento absurdo dos princípios Jesucristianos, um afastamento da Doutrina Cristã Iniciática. O cristianismo está puro fora desvalorizado.Precisamos revalorizar o Cristianismo autêntico, ressignificar nossa experiência religiosa, a partir de um Jesus Cristo Iniciático. Precisamos que o cristianismo torne a ser aquilo para o qual ele foi consagrado, como sendo a estância de se: testemunhar, efetivamente, o Reino de Deus aqui na Terra.

Os cristãos culturais tentam se valer de um cristianismo reacionário, a serviço da manutenção de um statu quo adaptado aos sistemas do mundo. É preciso que os cristãos verdadeiros, que buscam de fato viver a sua fé consoante o Reino de DeusÉ preciso percebermos os sinais anti-evangélio no mundo, dentro mesmo do cristianismo. Precisamos saber que cristianismo fora seqüestrado por agentes dos sistemas mundanos e o preço do resgate é revalorizarmos Jesus. Cristo dentro de cada, para nos reapropriarmos daquilo nos fora expropriado pelos sistemas convencionais.A observância dos princípios iniciáticos, contidos no Cristianismo Primitivo é algo necessário a todos os que procuram pelo cristianismo puro e genuíno.

Temos que regressar completamente ao cristianismo primitivo temos que continuar procurando por ele. Se você também é uma pessoa que busca o Reino de Deus, migre do Círculo Cristão Cultural para Círculo Cristão Iniciático.No início do Cristianismo Primígeno havia a dominação dos romanos sobre o povo judeu. Ai o aparecimento de um novo profeta proporcionou uma grande transformação no pensamento religioso da época.Nascido em Nazaré, região da Galiléia, Jesus propôs uma doutrina, que engendrou uma ampla reforma religiosa que entrou em confronto com valores fundamentais do judaísmo. A Doutrina Jesuscristiana criticou os sistemas sociais vigentes na época e revogava diversos pontos da antiga Lei Mosaica e as tradições instituídas pelos sacerdotes judeus. Por isto Jesus Cristo foi taxado de o maior dos hereges de todos os tempos e foi motivo de grande controvérsia.

A Doutrina Jesuscristiana Primigênia protagonizou um ideal religioso universalista, criticou a adoração aos imperadores romanos, manteve o traço monoteísta da religião judaica, propôs uma mensagem de salvação a todo o mundo, reformulou conceitos sociais, apoiou o amor ao próximo, a igualdade entre os homens e o desapego material.Muitos desses princípios eram divergentes da vida cotidiana da elite judáica da enriquecida elite romana daquele período.

Por outro lado, o que desagrava os ricos agradava os pobres. Assim a Doutrina Jesuscristiana ganhou grande simpatia das classes marginalizadas do Império Romano. Deste modo, plebeus, escravos e colonos viam na mensagem de Jesus um instrumento de redenção contra a opulência e a exploração do mundo romano.Seguindo os preceitos da Doutrina Jesuscristiana, vários homens daquela época tornaram-se discípulos incumbidos de pregar a sua mensagem. Sua mensagem acerca do Reino dos Céus e o seu martírio, ao longo do século I, foram arrebanhando vários fiéis, que passaram a se reunir nas primeiras comunidades  ou igrejas cristãs.

Foi ai, então, que os cristãos começaram ser oficialmente perseguidos pelo Império Romano, por fazerem oposição ao escravismo, por insubordinação aos costumes e tradições romanas.A partir daí eles eram presos, torturados e mortos. Ser  cristão significava uma ameaça, neste momento em que o cristianismo crescia às custas das classes subalternas da sociedade romana.Mesmo diante de intensa perseguição, os cristãos viam na mesma uma prova do favor de Deus à sua prática religiosa. Em outros termos, o cristão que morresse pela sua fé obtinha a garantia de uma existência futura abençoada. Com isto, á medida em que as perseguições se intensificavam, o número de convertidos crescia cada vez mais.

O empenho e determinação dos pregadores cristãos eram vistos como prova máxima das verdades cristãs Deste modo, a população romana, que começava sentir os efeitos da crise do Império, também iria buscar consolo nas Doutrina Jesuscristiana.Em 313, o imperador Constantino liberou o culto cristão, já bastante tergiversado na época. Onde a doutrina Jesuscriana Primígena já estava tergiversada, deteriorada, desvalorizada. Assim se fez Constantino,por perceber que com o passar dos tempos, as próprias autoridades perceberam que não poderiam mais ignorar a expansão do cristianismo ao longo do Império.

A partir daí, o cristianismo, mesmo tendo a sua Doutrina Primígena promiscuída,  tornou-se a principal religião romana.O aumento exagerado do número de fiéis demandou a formação de uma extensa hierarquia clerical para cuidar dos cristãos. Foi ai que surgiram os primeiros diáconos e padres no seio da Igreja.Escolas responsáveis pela formação dos clérigos já haviam surgido no século II,. Iniciando aí um processo de hierarquização da igreja, transformando a forma difusa do cristianismo primitivo em uma instituição regida por claras normas. Com esta institucionalização adota-se na igreja tudo aquilo que se opunha a Doutrina Jesus Cristiana, que passa a perder a sua beleza e o seu padrão de pureza.

Nos concílios se reuniam as autoridades da Igreja para a discussão da doutrina cristã. A partir de então, formava-se duas grandes alas da Igreja Cristã. O clero secular, incumbido das questões doutrinárias e administrativas da Igreja; e o clero regular, responsável pela evangelização e pelos cultos dirigidos à população. Com a disseminação do cristianismo pela Europa, a Igreja tornou-se, a partir de então, uma das principais instituições do mundo Ocidental , do ponto de vista do cristianismo cultural, porém já totalmente desprovido de sua doutrina iniciática..