CAPÍTULO 02 – CRISTIANISMO PROTO – ORTODOXO

cristianismo proto-ortodoxo é o nome que se dá para a segunda fase do cristianismo primitivo, em que os cristãos proto-ortodoxos voluntária ou involuntariamente contribuíram para a deformação da Doutrina Cristã Primitiva.

Jesus Cristo e os Apóstolos atuaram, na primeira fase do Cristianismo para formar a bela e pura Doutrina Cristã Primígena, Logo em seguida, os Proto-Ortodoxos, durante a segunda fase do cristianismo, atuaram na  deformação da Doutrina Jesus Cristiana Primígena..

Bart D. Ehrman, estudioso do Novo Testamento, foi quem cunhou o termo Cristianismo Proto–Ortodoxo, para descrever esta fase do movimento cristianismo primitivo. Ehrman embasou na tese do estudioso alemão do Novo Testamento Walter Bauer (1877-1960), para expandir os conceitos sobre o Cristianismo Proto–Ortodoxo.

Os proto-ortodoxos foram os precursores da ortodoxia cristã. Conforme argumenta Ehrman, esse grupo se tornou proeminente no final do século III e "sufocou seus oponentes. Os oponentes dos proto-ortodoxos eram os gnósticos.

Os proto-ortodoxos eram opositores dos gnósticos(cristãos iniciáticos). Os cristãos proto-ortodoxos ou cristãos culturais defendiam uma fé cega na Divindade.

Para os proto-ortodoxos o homem não precisa de experimento direto de Deus, enquanto este vive, pois isto ocorrerá ao encontrá-lo depois da morte.

Os gnósticos ou cristãos iniciáticos vivenciam Deus aqui e agora, pois Deus está em todas as coisas pelo princípio da Onipresença.

Os proto-ortodoxos eram aqueles cristãos que interpretavam as escrituras ao pé da letra morta. Eles não conseguiam ler nas entrelinhas das escrituras, por ausência de parâmetros iniciáticos.

Os proto-ortodoxos sempre tinham opiniões impositivas e posição majoritária sobre as questões doutrinárias. Eles diziam que seus rivais eram e sempre foram hereges. Eles diziam que os cristãos iniciáticos ou gnósticos, voluntariamente escolhiam rejeitar a verdadeira fé, a fé cega..

Como a visão proto-ortodoxa está presente até os dias de hoje no Círculo Cristão Cultural. Os cristãos culturais atuais defendem equivocadamente a visão tradicional de que o cristianismo proto-ortodoxo surgiu diretamente dos seguidores imediatos de Jesus, isto é, dos apóstolos.

Os cristãos proto-ortodoxos estabeleceram os canônicos da igreja calcados sobre os quatro evangelhos. Os proto-ortodoxos diziam que tudo o que precisamos saber sobre a vida de Jesus, sua morte e sua ressurreição, está contido no Novo Testamento, como ainda é aceito nos dias de hoje pela cristandade cultural.

Os proto-ortodoxos  esboçaram a estrutura da igreja, que é muito comum ainda hoje na igreja, traduzido na figura de um líder(geralmente o bispo). 

O protocolo proto-ortodoxo instruía que as várias igrejas fossem a deixadas nas mãos dos bispos, para lidar com todos os problemas dentro delas. E que os membros deveriam ouvir os bispos, uma vez que eram os líderes. "Seja sujeito ao bispo quanto ao mandamento .. é necessário considerar o bispo como o próprio Senhor ... Não faça nada sem o bispo".(Inácio de Antioquia).

Assim, com este papel atribuído aos bispos, estava aberto o caminho para a hierarquização na igreja, como vemos até hoje. Estava ai garantida a ideologia da relação de dependência entre os cristãos e a igreja, condição essencial para o estabelecimento do tráfico de influência desta igreja sobre os seus fies.

Pela visão cristã tradicional a ortodoxia surgiu para codificar e defender as tradições herdadas dos próprios apóstolos. Porém deve-se dizer, ao bem da verdade, que os proto-ortodoxos, desprovidos de uma visão cristã iniciática, acentuaram o cristianismo cultural.

Os proto-ortodoxos chamavam de hereges a todos aqueles que tivessem visão diferente da sua, divergissem de sua opinião e escolhessem outro caminho.

O termo “heresia” significa “escolha” e foi usado pelos proto-ortodoxos ou Pais da Igreja, para perseguir os que tivessem visão diferente da sua e considerada errada por eles.

Os principais proto-ortodoxos foram: Irineu, Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orígenes e Hipólito de Roma. Eles qualificaram e perseguiram todos aqueles que deliberadamente desviam do caminho da ortodoxia, da opinião que eles consideravam certa.

 O leitor atento irá perceber que os Proto-Ortodoxos ou Pais da Igreja eram na realidade os grandes hereges do cristianismo. Eles, para preservarem o cristianismo cultural, rechaçaram a mensagem iniciático do Grande Kabir da Galiléia.