CAPÍTULO 03 – A FORMAÇÂO DO CATOLICISMO  PROTO ORTODOXO

Por volta do ano 200, a Igreja Católica vai tomando forma,  à medida que ela vai deformando a Doutrina Cristã Primigênia. A Doutrina Cristã Primigênia teve sua a sua institucionalização reforçada pela iniciativa de Irineu em padronizar seus dogmas, seus rituais, cerimônias, festividades, missas, etc. Assim ela ficou descaracteriza de sua beleza de sua pureza da real Igreja, presentes na Doutrina Cristã Universal Primitiva do Cristo. 

O objetivo dos tendenciosos antignósticos era de unir todas as igrejas num só estatuto, conduzir a igreja a ser a dona da verdadeira doutrina de Cristo. Com este propósito o proto-ortodoxo Irineu promoveu várias viagens aos mais longínquos lugares para proposição das diretrizes a serem adotadas por todas as igrejas espalhadas no mundo todo.

Dentro dessas metas estava a canonização dos evangelhos dos apóstolos. Onde Pedro foi colocado, como de direito, como sendo primeiro pontífice da igreja, conforme se acreditava na época. 

Desta forma, ninguém chegaria a Deus senão através igreja, onde ela seria o único meio para se chegar para este fim. Da mesma forma, ninguém chegaria aos céus, sem passar por seus representantes que eram os bispos, os padres e os diáconos. Esta foi a maneira achada para o sistema dominante tornar dependentes da igreja e dos seus representantes os fiéis cristãos culturais. Tirando-lhes desta forma a sua autonomia para se chegar a Deus diretamente, sem terceirização.

O projeto dos proto-ortodoxos antignósticos consistia em organizar legalmente a igreja cristã. Esta teria que ser Católica( universal) e submergir o povo, que ficasse sob suas diretrizes, onde  este estaria submetido as condições e vontades da Igreja.

Para tal igreja sistematizada, os evangelhos seriam escolhidos a dedo pelos donos da bola, para que a heresia não predominasse dentro dos meandros desta poderosa religião. Para este fim tinha que expurgar dali os textos gnósticos, considerados hereges.

Foi aí que os bispos antignósticos mandatários do sistema religioso convencional vigente deixaram de lado os textos que descreviam a reencarnação, por serem considerados heréticos. Também rechaçaram outros textos que valorizava o aspecto feminino das criaturas de Deus.

A igreja antignóstica lançou mão de uma ideologia desconectada da doutrina cristã primitiva, para atrair a multidão para dentro dela e prendê-la psicologicamente aos seus dogmas. Assim ela foi prometendo os céus aos convertidos e batizados. Ao tempo que ia jogando aos infernos eternamente aqueles que escolhiam outras formas de adoração à Divindade. Todas as formas que não fossem as impostas pela Igreja dominante.

Assim, na sua gestão a Igreja limitou o conhecimento espiritual de seus seguidores, mantendo-os no círculo cristão cultural. Com isto ela subjugou os seus seguidores, acondicionando-os ao cárcere da escuridão espiritual, a uma verdadeira apostasia.

Dentro desses dogmas eclesiásticos, já bastante dissonantes da Doutrina Cristã Universal Primigênia, estava presente de fato exposto o machismo dos Bispos Antignósticos.

Bispos Antignósticos não gostavam de ver as mulheres participando do sacro ofício, como se fazia na igreja cristã primitiva. Então estava claro que a mulher jamais participaria de qualquer ofício sacerdotal, que fosse praticado na igreja sistematizada.

Assim, Tertuliano, o filósofo, ataca veementemente a mulher, vide texto a seguir: “Não é permitido a nenhuma mulher falar na igreja, nem é permitido que ensine ou que batize, ou que ofereça a eucaristia, ou que pretenda para si uma parte de qualquer atribuição masculina, para não falar em qualquer função sacerdotal.” “Essas mulheres hereges como são atrevidas! Carecem de modéstia, e têm a ousadia de ensinar, de discutir, de exorcizar, de curar e, talvez, até de batizar.

Modernamente, em 1977 o papa Paulo VI que é também chamado de Bispo de Roma, reforçou que uma mulher não pode ser padre. Justificando de maneira ilógica que Jesus era homem! Diante de tal declaração, fica constatado que a Igreja Católica, a igreja sistematizada, continua com suas arcaicas e preconceituosas idéias.

Por isto os antignósticos do catolicismo, fiéis representantes do cristianismo institucionalizado ou cristianismo cultural, detestam o cristianismo iniciático, onde os textos gnósticos do genuíno conhecimento cristãos ainda desafiam esse preconceito da Igreja dominante até aos dias de hoje.

Ao bem da verdade deve-se dizer que igreja sistematizada depreciou a Igreja do Cristo dos Primeiros Dias, ao rechaçar o ofício santo das sagradas mulheres. Pois era exatamente este a participação das mulheres no cristianismo iniciático, em suas congregações (eclésias), onde elas participavam em praticamente todos os ofícios do templo.

Os bispos católicos, cristãos culturais antignósticos, em seu caráter machista, odiavam o fato das mulheres serem oficiantes na Igreja Cristã Iniciática e acusavam de heresia esses procedimentos femininos.

A Igreja Sistematizada justificava ilogicamente a sua aversão ao sacro labor feminino, conceituando que Deus era masculino e seu filho Jesus também.

Um tendencioso Bispo antignóstico, chamado Irineu, afastado dos padrões Jesucristianos Primigênios, encorajou seus fiéis a investir na fé cega, repousada na autoridade absoluta das escrituras canônicas, no credo, nos rituais da Igreja e a hierarquia clerical. E estes fiéis da igreja intitucionalizada jamais suspeitavam que a fé cega, desprovida de experiências diretas, se reduzem a superstições absurdas.

Todas estas medidas tratadas pelos proto- ortodoxos antignósticos se incorporaram aos feitos de Constantino, que no século IV, como imperador decreta o Cristianismo como religião oficial de Roma.

O leitor atento deste capítulo perceberá que foi deste modo que os católicos ganharam força total para a expansão de sua doutrina cristã desviante, que perdura até os dias de hoje.