Exotérico - Nos dicionários convencionais vamos encontrar a definição de EXOTÉRICO como sendo um adjetivo, que diz respeito às doutrinas filosóficas e religiosas ensinadas publicamente, em oposição às doutrinas esotéricas, ensinada secretamente.

Esotérico - Convencionalmente defini-se ESOTÉRICO como sendo um adjetivo, que traduz a qualificação dada nas escolas dos antigos filósofos à sua doutrina secreta, incompreensível às pessoas não iniciadas. A linguagem esotérica aparece nas entrelinhas das escrituras sagradas, podendo ser desvelada apenas aos olhos dos iniciados nos mistérios de Seidade Interna. Do círculo mesotérico o estudante poderá adentrar, um dia qualquer, ao círculo esotérico, ao adentrar às Iniciações de Mistérios Maiores 
                 
Peudoesoterismo – Consiste na falsificação do esoterismo autêntico. O Prefixo EXO, significa externo; MESO, significa meio; ESO, significa interno e Pseudo, falso. O que caracteriza a que círculo a que pertence cada escola é a sua conexão com os ensinamentos e prática dos Três Fatores de Revolução da Consciência. Uma instituição mística que não ensina e nem pratica os Três Fatores de Revolução da Consciência, se caracteriza perante a Loja Branca como sendo          pseudoesotérica. Da mesma forma todo estudante, que não vivencia, na prática, os Três Fatores de Revolução da Consciência é pseudoesotérico.

A humanidade nunca esteve só, Deus sempre nos passou os seus ensinamentos por meio de seus profetas, avataras e mestres, por intermédio das escolas e ordens religiosas, ao longo dos tempos. Através dos tempos sempre existiram escolas exotéricas, esotéricas, para transmitirem os ensinamentos divinos, segundo a capacidade de entendimento de cada estudante. Toda verdadeira Escola Iniciática da Venerável Loja Branca organiza os seus ensinamentos em círculos: Exotérico, Mesotérico e Esotérico.  Por outro lado a Loja Negra trabalha intensivamente para desviar o estudante do caminho, induzindo-o ao ensinamento Pseudoesotérico das Escolas Pseudoesotéricas. Entre todos os estudantes que adentram ao Círculo Exotérico, a Loja Branca Luta para salvar pelo menos um, promovendo-o ao Círculo Mesotérico, em oposição à Loja Negra que luta para que todos se percam através do Círculo Pseudoesotérico.

No círculo Exotérico de uma verdadeira Escola Iniciática o estudante recebe ensinamentos teóricos embasados nos Três Fatores de Revolução da Consciência, acompanhados de práticas elementares de à auto-observação, relaxamento, concentração, desdobramento astral, desdobramento mental, morte em marcha dos defeitos psicológicos e meditação.

Círculo Mesotérico – Numa verdadeira escola iniciática o estudante pragmático adentra ao circulo prático de conhecimentos íntimos, denominado Círculo Mesotérico. Para pertencer a este círculo, o estudante necessita estare praticando intensivamente os Três Fatores de Revolução da Consciência, demonstra um melhoramento psíquico, e um certo percentual de consciência desenvolvida, estar trabalhando pelo bem da humanidade e da Grande Obra com o Terceiro Fator de Revolução da Consciência. É somente neste círculo que se oficia o Ritual da Consagração, mediante prévio exame que se realiza nos mundos internos antes aos Veneráveis Mestres da Loja Branca, nos mundos internos.

“A humanidade se desenvolve em dois círculos: o exotérico e o esotérico”. O exotérico é o público e o esotérico é o secreto. No exotérico vivem as multidões. No esotérico, os Adeptos da Grande Fraternidade Branca. É um dever de todos os Irmãos Iniciados ajudarem aos do círculo público. É necessário trazer muitos para o círculo secreto da Irmandade Branca. O caminho iniciático é uma verdadeira revolução da consciência. Esta revolução tem três aspectos perfeitamente definidos: Primeiro: nascer; segundo: morrer; terceiro: sacrificar-se pela humanidade, dar a vida pela humanidade. Lutar para trazer os outros para a Senda Secreta. Nascer é um problema absolutamente sexual. Morrer é trabalho de dissolução do Eu, do Ego. Sacrifício pelos demais homens é amor. No círculo público existem milhares de escolas, seitas, livros, teorias, contradições, etc. Trata-se de um labirinto, de onde só sai o mais forte. Todas essas escolas são realmente úteis. Em todas elas achamos grãos de verdade. Todas as Religiões são santas e divinas; todas são necessárias. No entanto, só encontram o caminho secreto os mais fortes. Este caminho é odiado de morte pelos infra-sexuais, que se julgam mais perfeitos que o Terceiro Logos. Estes jamais encontrarão a Senda Secreta, a Senda do Fio da Navalha. A Senda Secreta é o sexo. Por este caminho apertado, estreito e difícil chegaremos ao círculo esotérico, ao Sanctum Regnum Dei, ao Magis Regnum. Todas as religiões e escolas espiritualistas que existem no mundo são muito necessárias e servem como antessala para entrar no vestíbulo da Sabedoria. Jamais devemos nos pronunciar contra essas escolas e religiões, porque todas são necessárias ao mundo. Nestas escolas e religiões recebemos as primeiras luzes da espiritualidade. Lamentável seria um povo sem religião, um povo onde houvesse perseguição às pessoas dedicadas aos estudos espirituais. Realmente, um povo sem religião é uma monstruosidade. Cada grupo humano necessita de sua escola, sua religião, sua seita, seus instrutores, etc. Cada grupo humano é diferente e, portanto, as distintas escolas e religiões são imprescindíveis. Quem percorre a Senda da Iniciação deve saber respeitar as crenças alheias“. (VM. Samel Aun Weor)”.

QUESTÃO DE ESTUDO

Após a leitura deste texto, acesse a página www.agsaw.com.br/tema44.htm, assista aos vídeos da aula 44 e faça uma síntese conceitual do assunto, descrevendo Os Sete Cosmos.

HOME