DOS CEUS DA AYHUASCA À DROGA DOS INFERNOS

01. Prezado Maurício, tudo bem? Vi do site da AGSAW que o senhor tem DVD's com o ensinamento gnóstico, certo? São conferências ditadas pelo senhor ou também são DVDs em que aparece as conferências e ensinos ditados pelo V.M Samael antes de 1977?

Resposta:
Isto, correto. No site há vídeo conferência minha e dos V.M. Samael e Rabolú.

02. E tenho um questionamento a fazer também... conheço algumas pessoas que se interessaram pelo Instituto Ayahuasca em Curitiba, cujo coordenador já foi do Movimento Gnóstico da Nova Ordem. O que orientações tem o senhor a dizer a respeito deste Instituto? Trata-se de uma obra verdadeira da Loja Branca? Sim, Não? O Coordenador daquele Instituto é confiável?

Resposta:
A gnose samaeliana não é contra e nem a favor da Ayahuasca. Apenas faz uma situação dela, isto é, a coloca no seu devido lugar. No devido lugar, a ayahuasca se cosntitui num método subjetivo para se despertar a consciência. Os usuários da Ayahuasca, ao tomarem o chá, estão fazendo uma prática subjetiva. E pratica subjetiva não serve para o caminho gnóstico, que precisa de práticas objetivas, dos Três Fatores de Revolução da Consciência, conforme pode ser visto no vídeo e no texto do tema 58 do nosso curso de gnose, na página http://www.agsaw.com.br/vc.htm


Pode-se definir droga como sendo qualquer substância que, se utilizada, serve para alterar o funcionamento normal do organismo dos seres vivos.
Tipos de drogas - Em função da legalidade as drogas se classificam em lícitas e ilícitas. Lícitas são aquelas drogas legalizadas, cujo consumo é normatizado em lei, como o cigarro e as bebidas alcoólicas, por exemplos. Como as drogas atuam no cérebro afetando a atividade mental, elas são denominadas de psicoativas. Em função da sua psicoatividade elas se classificam em três tipos:

1. Drogas que diminuem a atividade mental, também são chamadas de depressoras - São aquelas que afetam o cérebro, desacelerando-o, fazendo com que funcione de forma mais lenta. Essas drogas ao agirem no organismo diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual. Como exemplos, temos: ansiolíticos (tranquilizantes), álcool, inalantes (cola), narcóticos (morfina, heroína), etc.

2. Drogas que aumentam a atividade cerebral e a capacidade mental, também são chamadas de estimulantes - São aquelas que afetam o cérebro, acelerando-o. Como exemplos, temos: cafeína, tabaco, anfetamina, cocaína, crack, etc.

3. Drogas que alteram a percepção, também chamadas de substâncias alucinógenas - São aquelas que provocam distúrbios no funcionamento do cérebro, provocando-lhe uma pasteurização cerebral, fazendo com que ele trabalhe de forma desordenada, numa espécie de delírio. Como exemplos têm: LSD, ecstasy, maconha, ayahuasca e outras substâncias derivadas de plantas. Entre as drogas estão as Drogas Enteógena, aquelas que contêm substâncias alteradoras da consciência, que uma vez ingeridas, induzem estados enteógenos no seu usuário. Entre as plantas, alguns dos enteógenos mais conhecidos sãoAyahuasca,  Jurema, Cânabis, Yopo, Peiote, Ololiuqu ; entre os fungos, Psilocybe, Amanita.

O ALCOOLISMO É definido como sendo o abuso das bebidas alcoólicas, que acarreta perturbações à saúde. O alcoolismo tem consequências econômicas e sociais muito graves. O vício do álcool traz terríveis consequências para o viciado, para seus familiares e para a sociedade em geral. O vício do álcool causa males físicos, que vão desde cirrose, passando pela alucinação, até a loucura. Ele também é desastroso para a parte espiritual, na medida em que possui a propriedade de ressuscitar os defeitos psicológicos mortos em outrora.

No livro O Mistério do Áureo Florescer o V.M Samael Aun Weor descreveu que a palavra álcool vem do termo “ALGOL” do árabe, que significa estrela invertida ou “Demônio Algol”.

Vejamos porque justifica o seu nome, nas palavras do V.M. Samael: “Resulta palmário e manifesto que o álcool tende a eliminar a capacidade de pensar independentemente, já que estimula, fatalmente, a fantasia, e de julgar serenamente, assim como debilita, espantosamente, o sentido ético e a liberdade individual. Os ditadores de todos os tempos, os tiranos não ignoram que é mais fácil governar e escravizar um povo de beberrões que um povo de abstêmios. É igualmente sabido que, em estado de embriagues, pode-se fazer aceitar a uma pessoa qualquer sugestão e cumprir atos contra seu decoro e sentido moral. É demasiado notória a influência do álcool sobre os crimes, para que haja necessidade de insistir nisso”. “Escutai-me muito bem, estudantes gnósticos! À luz do Sol ou da Lua, de dia ou de noite, com o demônio Algol tendes que ser radicais! Qualquer compostura, transação, diplomacia ou negociação com esse espírito maligno está condenada, cedo ou tarde, ao fracasso”.

Qualquer tipo de vício que temos tem como objetivo a obtenção de um prazer, por meio do mecanismo do desejo. Cada vício é a expressão dos nossos defeitos psicológicos, dos nossos eus componentes do ego. Quando bebemos, fumamos ou aspiramos qualquer substância depressiva, estimulante, alucinógena ou enteógena, estaremos alimentado os eus da legião da gula. Esses eus se alimentam cada vez que usamos tais substâncias, cada vez que alimentamos o vício fumando um cigarro, ingerindo álcool, utilizando substância alucinógena ou enteógena.

O que é mais grave é que o usuário de tais substâncias está sempre que é alimentado o ego, que vai robustecendo e o viciado enfraquecendo cada vez mais. Na anciã de satisfação de um prazer, o eu da raiz da gula age na psique e no físico do usuário, obrigando essa pobre vítima a cair no vício, para alimentar esse defeito.

A melhor maneira de vencer este gigante eu dos vícios é atacando-o no na causa, na prevenção. Muitas pessoas tornam-se viciadas apenas pela curiosidade de se experimentar. Começam por umas poucas quantidades, no inicio, crendo que poderá largar tal vício tão logo queiram. Isso se constitui num erro, pois mesmo com essas pequenas quantidades já fortifica o defeito psicológico, que muito lentamente vai se robustecendo e evolvendo sua vítima até controlá-la definitivamente. Quando a vítima se dá conta do problema que criou já é muito tarde, tal vício já está muito forte.
Os V.Ms Samael e Rabolú descrevem o usuário de Drogas como sendo uma pessoa que tem anseios revolucionários, almeja a liberdade também, mas que infelizmente busca-a em lugar errado, na droga e não na gnosis. O Movimento Hippie foi máxima expressão deste caráter revolucionário, onde os seus atos associavam drogs à mística, cujo expoente cominou com as experiências místicas dos Beatles, nos anos 60, ajudaram a popularizar o espiritualismo indiano no ocidente. Harrison foi quem levou este aspecto mais longe, tendo aderido ao movimento Hare Krishna. O realizador David Lynch, praticante da meditação transcendental, afirma na página desta iniciativa que pretende incentivar a prática da meditação e do silêncio como "forma de preparação para a aprendizagem e ferramenta de desenvolvimento do potencial criativo da mente" ao nível escolar.

Sabe-se que o usuário de drogas não é um criminoso e sim um doente, que precisa de assistência médica. Criminoso perante a lei é o traficante.
O V.M. Desenvolveu um programa de ajuda, por meio de palestras públicas de conscientização a tais usuários, em escolas e nos cursos de gnose, para ajudar os que quisessem deixar o mundo das drogas e revolucionar-se pela gnosis.

Gnosticamente sabemos que felizmente dentro de cada ser humano existe um poder latente capaz de extirpar de seu interior qualquer tipo de vício, desde que este queira mudar e passe a se dedicar a isso imediatamente e continuamente, por meio do trabalho com os Três Fatores de Revolução da Consciência.

Pesquisas científicas vem demonstrando que as substâncias enteógenas da ayahuasca, ao entrarem em contato com certas enzimas do sistema digestório, após sua ingestão, se transformam em substância alucinógena. Portanto, cientificamente o chá de Santo Daime é um alucinógeno, devido à presença, nas folhas da chacrona, de uma substância alucinógena denominada dimetiltriptamina (DMT). O DMT é destruído pelo organismo por meio da enzimamonoaminaoxidase (MAO). Porém, o caapi possui uma substância capaz de bloquear os efeitos da MAO: a harmalina. Desse modo, o DMT tem sua ação alucinógena intensificada e prolongada.

Sobre as plantas Peyote e a Ayahuasca vejamos as respostas que deu V.M. Samael Aun Weor em respostas as seguintes perguntas:
PERGUNTA 01: "Usted habló alguna vez del “Peyote”, y también el Maestro Huiracocha, precisamente como ayuda en estos casos de desdoblamiento."

RESPOSTA 01: "El PEYOTE ES MUY DIFERENTE. El coopera, sí con la Meditación, no forma hábito de ninguna especie. Es muy exigente: Hay que TENER CASTIDAD; en modo alguno ayudaría el Peyote, por ejemplo, a los lujuriosos. El tiene sus reglas. El Maestro Huiracocha habla sobre el Peyote. Cuenta cómo el Maestro Rasmussen, dentro del Templo de Chapultepec, lo utilizó para provocar un desdoblamiento... ES LA ÚNICA PLANTA RECOMENDABLE, pero ESO ES PARA LOS HOMBRES CASTOS, y a condición de no abusar de él. Un estudiante que quiso usarlo por tercera vez, después de haber recibido varias instrucciones, fue llamado al orden por los Señores del Karma, se le prohibió continuar con él, dijéramos, abusar de él, para ser más claro. Así, pues, el Peyote es útil, pero hay que SABERLO USAR, NO ABUSAR DE ÉL jamás. En cuando a las demás drogas, no diré nada...Al Peyote no lo podemos considerar droga; es una planta inofensiva que no forma hábito de ninguna especie y que solamente coopera con la Meditación, cuando se sabe meditar. Alguien podría consumir un kilo Peyote y no tener ningún resultado; otro podría mascar un pedacito, unos cuantos gramos, y obtener un resultado extraordinario. El todo está en que se sepa meditar. Él coopera con el que sabe meditar y con el que es casto de verdad. Pero como eso no se consigue por allá, en otros países, naturalmente no podríamos en modo alguno recomendarlo, porque, ¿cómo?, si en los países de Sur América no se consigue y en los de Centro América tampoco. Aquí en México se consigue, pero con dificultad."

PERGUNTA 02: "Y el Yagué, Maestro?

RESPOSTA 02 "Pues, el Yagué es demasiado drástico. Para las gentes que viven en el Putumayo y en el Amazonas, por allá en Colombia, es muy difícil de lograr. Quien quiera, verdaderamente, conseguir el Yagué, tiene que internarse en las selvas más profundas, porque el Yagué que está en las ciudades, no es Yagué. Otra clase de plantas, pero no conduce"

O V.M. Samael Aun Weor descreve em vários livros seus as propriedades do Peyote e da Yagé (Ayahuasca), remotamente usadas pelos Astecas e Incas, respectivamente. O Dr. Arnold Krumm Heller (V.M. Huiracocha), professor de medicina da Universidade de Berlim, também descreveu o Peyote a Yag (“Magia Crística Asteca” – Samael Aun Weor

Apesar de que os Iniciados Astecas Sul americanose haverem usado o peyote e a Ayahuasca para ensinar aos neófitos meditarem e a saírem em corpo astral, o V.M. Samael não recomendava o mesmo para o estudantado gnóstico; pois sabia que o desdobramento por meio de chás ou de qualquer outro artifício que use elementais, se constitui em método subjetivo, que não é eficaz para um investigador do caminho reto. Para o caminhante do sendeiro reto o V.M. Samael recomendava aspráticas objetivas.Los aztecas usaban el peyote para enseñar a los neófitos a salir en cuerpo astral. No recomendamos el uso de esta planta maravillosa que hace que se separe el cuerpo astral del físico y que quién la toma conserve la lucidez de su conciencia mientras actúa en astral. Recomendamos, sí, práctica, mucha práctica, y pronto usted actuará y viajará en cuerpo astral”. (“Magia Crística Asteca” – Samael Aun Weor ).

Como a dimensão astral divide-se em superior (solar) e inferior (lunar),V.M. Mestre Samael recomendar muita prática, práticas objetivas, morte do ego, de momento a momento, para que se possa despertar a CONSCIÊNCIA OBJETIVA. Com consciência objetiva pode-se perceber as impressões vindas do astral superior, de onde advém o conhecimento REAL.

O V.M.Samael recomendava a castidade para usuários de chás, para evitar que caíssem no astral inferior, de onde as impressões emanam via órgão kundartiguador. A pessoa que não está praticando os três fatores de revolução da consciência não percebe as impressões provenientes do astral superior (solar); percebe somente as impressões do astral inferior lunar; e por falta de uma consciência ativa pensa que são do mundo superior. E ainda que consiga informações de luz, nas dimensões superiores, quando volta ao mundo físico estas informações são manipuladas pelo ego.

O V.M. Samael textualmente descreve como o neófito deve usar o peyote no livroMagia Crística Asteca.“Na monografia 4 dissemos que o peyote faz com que se separe os corpos físico e astral e que o neófito não perca a lucidez de sua consciência nos mundos superiores”.( V.M. Samael Aun Weor ).

Participei pessoalmente de algumas sessões da Ayahuasca que se constituíam de um ritual onde havia a leitura da ordem do dia da Instituição, sessões musicais, tomada do chá, concentração e espera da “Borachera”, que podia ser de luz ou de trevas. Após a leitura, distribuía-se o chá a cada participante e balas para suavizar o mau gosto deixado pelo líquido na boca. Após cada participante tomar o chá, o oficiante da cerimônia passava em revista, perguntando a cada participante se havia chegado a borachera e se era de luz ou de trevas, em caso afirmativo. Se não houvesse chegado, não se podia dizer “não”, pois o não era considerado palavra negativa. Tinha de dizer estou aguardando, vem vido, tá chegando, etc.

Durante as sessões, notei que muita gente passava muito mal, alguns ao tentar levantar caiam, uns vomitavam, outros tremiam como vara verde, havia quem tinham calafrio, outros que incorporavam entidades espirituais dançarinas,bejoqueiras, homosexuais, etc.
Durante a noite toda havia uma seleção musical de músicas lenta, para relaxar p cérebro, logo era seguida de outra seleção de músicas bruscas para ativá-lo e evitar o sono, constituindo-se no que podemos chamar de pasteurização cerebral.

Durante as sessões, que duravam a noite toda, em minhas conjecturas, eu observava e chegava a pensar que se aquelas pessoas, que ali estavam, podiam desdobrar para o mundo astral, de modo natural e objetivo, sem o artifício do uso do chá. Ao invés do desdobramento subjetivo patrocinado pelos elementais da ayahuasca, estas pessoas poderiam se desdobrar objetivamente, se elas tivessem a mesma disciplina, a mesma disposição e a mesma disponibilidade, etc., empreendidas naqueles rituais.

Naquela época notei que, entre aqueles participantes composta de gnósticos dissidentes, não havia ninguém que praticava o Segundo Fator de Revolução da Consciência.

Estes dissidentes gnósticos, adversários dos V.M. Samael e Rabolú, aprenderam, na gnose, que até os Magos Negros também desdobram em astral, colocam o corpo físico em estado de jinas, etc. Por isto são chamados jinas negros, em contraposição aos Jinas brancos. Jinas Negros só se desdobram em Astra inferior, não acessam à parte superior do astral, onde se encontram os Templos e Mestres da Loja Branca e seus respectivos templos. Esses seres esquerdos permanecem na parte astral lunar, para enganar RAIMUNDO E TODO MUNDO e são eles que conduzem os neófitos na borracheira de trevas, durante o ritual do chá.

Qualquer estudante gnóstico, qualquer místico sério, caminhante da Senda da Iniciação, sabe pela dialética da consciência, que o uso da ayahuasca ou de qualquer outra substância, se constitui num método subjetivo e que seu uso contínuo desenvolve hipertrofia a legião egóica da preguiça.
O V.M. Samael se encontrou com Mestre Eliphas Levi, no astral e lhe pediu uma chave para que a humanidade pudesse sair em astral. Ai o Mestre Eliphas Levi se converte num MENINO de colo, com a finalidade didática de ensinar-lhe que para se desdobrar objetivamente e entrar em astral (superior), é necessário tornar-se CRIANÇA, mediante a morte dos defeitos. Eliphas Levi não apresentou a ayahuasca e nem o peyote, como chave para o desdobramento objetivo para a humanidade.

Todo místico de verdade sabe que o Peyote e a Ayahuasca não vão conseguir transformar-lhe em crianças, pois para isto é preciso a morte em marcha, prática objetiva da eliminação do ego.

O desdobramento astral, situado no seu devido lugar, se constitui apenas em um meio, para determinado fim. Ele se constitui numa parte importante para o processo de iniciação. O verdadeiro revolucionário, do astral se desdobra para o plano mental, onde desenvolve estudos da legião de eus, visando fazer a morte do ego. O desdobramento só pela curiosidade, pela viagem, etc, em si só, não redunda em nada. Sem a morte do ego as experiências astrais de nada servem.

O Mestre Samael, em seus livros não-básicos, refere-se às plantas Peyote e Yagé, como plantas produtoras de desdobramento astral, destituído de alucinações. Mesmo assim, ele não as recomendava para os propósitos gnósticos, devido à sua artificialidade. Pois ele sabia que o desdobramento é um fenômeno natural. 

Nos cinco livros básicos da gnose, únicos autorizados pelo o V.M. Samael, ele não recomenda o uso das plantas Peyote e Yagé para se conseguir experiências astrais. O que o Mestre Samael e Rabolú recomendam de fato é o trabalho contínuo os Três Fatores de Revolução da Consciência, para a eliminação do ego e prática de desdobramento astral através de MANTRAS, como é o caso do mantra FA-RA-ON
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Só pelo fato da legislação, no Brasil e nos EUA, haver regulamentado o uso da Ayahusca, permitindo-a só para as questões religiosas nativas, em pequena quantidade, em contexto fechado, já é um indicativo do seu status de droga. Que passa, a partir daí a ser lícita, para os místicos nativos e, ilícita para os demais povos brasileiros. Apesar desta licitude para fins místicos, dá cadeia para muita gente, se for pega usando a substância, fora dos parâmetros da lei. Também em grande parte dos países do mundo, a ayahuasca é ilícita e dá cadeia, como qualquer outra substância alucinógena. Muitos damistas brasileiros já foram presos como traficantes de drogas na Europa. Trata-se de pessoas desinformadas, que e acham que a licitude da droga no Brasil e EUA (por motivos culturais indígenas) é universal.

Muitos usuários de ayahuasca, desinformados, nem desconfiam que o termo “enteógeno”, usado em contexto religioso para endeusar tais substâncias deste tipo, é o mesmo que "Alucinógeno ". Trata-se um eufemismo atenuador, um neologismo intencionalmente criado por usuários. Os estudos da Unifesp classificam o daime (caapi e chacrona) e aihuaska como ALUCINÓGENOS, causadores de delírios e alucinaçõeshttp://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/folhetos/cogumelos_.h feliz aniversário, parabéns, tudo de bom!!!

Tocou ao VM. Rabolú investigar as drogas do ponto de vista esotérico, nos mundos internos, conforme podemos ler em seu texto retirado de suas maravilhosas obras:  ”Quero dar como” introdução a esta parte esotérica, dois pontos que são básicos e fundamentais para abrirmos brocha através do planeta, já que são os dois pontos que na realidade hoje tem um papel de infinita importância e que nem a ciência, nem os governos, nem ninguém tem podido encontrar uma fórmula apropriada para acabar com este flagelo que está consumindo a maior parte da humanidade, especialmente a juventude: È O FLAGELO DA DROGA. Vocês sabem que a droga está espalhada por todo o planeta e muito mais entre a juventude. ela tem caído por ignorância ou buscando algo superior dentro das drogas e na realidade a droga é algo nocivo não somente ao corpo físico ou tridimensional mas também à parte espiritual e vou permitir-me dar-lhes uma pequena explicação do que tenho logrado investigar fora da parte tridimensional e conhecer todos os estragos que a droga estás fazendo. Sabemos muito bem que um jovem começa ingerir droga e em pouco tempo está transformado em velho decrépito, porque a droga afeta a parte sexual. A pessoa chega à impotência sexual prematuramente. Por quê? Inalando-se a droga pelo nariz, a respiração está conectada diretamente com a parte sexual, com a energia, e é lógico que vai acabando com a parte sexual e ao acabar com a energia acaba com a vida rapidamente. Se dermos uma olhada no Corpo Vital ou Corpo Etérico, na Quarta Coordenada, este corpo em uma pessoa normal é visto resplandecente, brilhante. Ao invés disso, em toxicômano, vai-se apagando, vai-se desintegrando essa parte vital, ela vai perdendo seu brilho até ficar um cadáver. O corpo vital, como sabemos, é o que vitaliza, ou que dá vida e recupera o corpo físico nos momentos em que o corpo descansa ou dorme. Se perdemos a parte vital, é lógico que estamos à beira do cemitério. Se passarmos à Quinta Dimensão, vemos o Corpo Astral do toxicômano andando como um idiota, como um louco desenfreado, fazendo e desfazendo e se olharmos dentro desse Corpo Astral, aquilo que se chama Ego - os demônios que levamos dentro de nós -, estão em um grande festim. Por quê? Porque através das drogas a pessoa está alimentando aqueles elementos psíquicos que nós desejamos destruir; já que estas drogas são alimento para eles. Se passarmos ao Corpo Mental e examinamos o Corpo Mental de um toxicômano, vê-se os tecidos do cérebro do Corpo Mental totalmente destruído; vão-se abrindo gretas e os tecidos apodrecendo, destruindo-se a si mesmo e o resultado é repercussão na parte física, na qual a pessoa se desequilibra e comete barbaridades por causa do desequilíbrio mental, devido ao rompimento do Corpo Mental. E algo mais grave ainda passando ao Mundo Causal, vemos que a Essência chega a sofrer as consequências das drogas porque ela anda muito adormecida, anda como um bêbado que já está a cair no chão. Assim se vê a Essência do toxicômano. De modo que observem não somente os danos tridimensionais, mas também internamente, os estragos que faz a droga sobre a pessoa que dedica a seu consumo. Isto é grave “(V.M. RABOLÚ)”.

Há uma discussão acirrada, geradora de polêmicas em torno do Santo Daime, entre os defensores (objetivistas) e os adversários(sbjetivistas) do uso da ayahuasca, do peyote, etc., na determinação de desdobramentos, referenciada nos livros do V.M. Samael. Os subjetivistas usam o argumento de que o V.M. Samael respaldou a Ayahusaca e o peyote, para fins de desdobramentos, ao fazer apologia de seu uso, em seus escritos. Os objetivistas contra argumentam, dizendo que precisa evitar-se o uso do chá com finalidades místicas, enfatizando que o V.M. Samael não recomenda o seu uso para desdobramento, em suas obras.

Os subjetivistas estão parcialmente certos, em sua lógica, pois o V.M. descreveu o uso do peyote e da ayahuasca em mais de uma dezena de seus muitos livros antigos. Da mesma forma, os objetivistas estão parcialmente corretos, pois se não houvesse o uso do chá no processo de desdobramento artificial, este desdobramento ainda seria possível sem o seu uso, de modo natural, aplicando as técnicas deixadas pelos Veneráveis Mestres da Loja Branca.

O que os subjetivistas desconhecem é o fato de que o V.M Samael arrependeu-se honrosamente de seus erros cometidos enquanto ia despertando a consciência, ao longo do seu mestrado. Assim, seus livros antigos são contraditórios, portadores de muitos erros e não possuem o mesmo padrão de confiabilidade do que os cinco livros básicos. Desta forma o V.M. Samael, entendendo que pedir desculpas pelos erros não é pecado e sim permanecer neles, assim ele o fez, pediu para queimar todos os seus livros, já estando perto de sua morte! Naquele momento crítico, atendendo aos pedidos por misericórdia de seus discípulos mais chegados, autorizou o uso de cinco de seus livros, para o estudante gnóstico. Nestes cinco livros o V.M. Samael emenda humildemente de seus erros, condena o uso de elementais para os desdobramentos para outras dimensões e encarrega ao V.M. Rabololú de dar continuidade nas correções, com o objetivo de colocar ordem no Movimento Gnóstico.

O que os objetivistas precisam saber é que quem determina o uso não do chá, para desdobramentos dimensionais, é a sua mônada. Se a mônada é do caminho espiral, o usuário da ayahusca continuará usando o seu chazinho santificado, sem nenhum problema e não haverá qualquer argumento que o fará mudar a sua trajetória espiritual. Só as mondas que anelam o caminho reto irão buscar a sua liberação sem o uso de nenhum artifício.

O V.M. Rabolú exortou o estudantado gnóstico acerca das práticas objetivas para o despertar da consciência, onde ressaltou a questão do uso dos elementais em práticas, dizendo que quem busca a liberação jamais poderá fazer à custa da escravização de elementais.

O que todos nós esotéricos almejamos em comum? Logicamente que é a nossa liberação da Roda do Sansara, onde estamos presos às leis da mecânica cósmica. Então, para isto temos que superar as leis mecânicas por meio de nosso próprio esforço. Seria ilógico obter a liberação da Roda do Sansara, por meio dos elementais, contidos nos vegetais componentes da ayahuasca, que possuem as suas próprias leis. Seria uma violação da ordem natural do cosmo, o que se constituiria em delito e aquisição de carmas. Sobre isto veja o texto extraído do Livro Ciência Gnóstica, de autoria do V.M. Rabolu, onde ele dá resposta a uma pergunta, formulada por um grupo de estudantes gnósticos, sobre o assunto:

Pergunta: ”Que classe de trabalhos podemos realizar com os elementais da natureza”?


Resposta: "V.M. Os trabalhos com os elementais da natureza podem ser realizados sempre e quando haja um enfermo grave, e que possa aliviar-lhe a dor ou conseguir sua cura por meio de qualquer dos elementais da natureza. No que não estou de acordo é em utilizar estes seres para fazer palhaçadas, demonstrações, ou coisas pelo estilo, como se vê em muitos grupos. Devem entender, os esoteristas, que as famílias de elementais da natureza tem suas próprias leis da natureza que as regem; e sabemos muito bem que toda violação de lei traz dor e castigo. É como se um Mestre nos fizesse evolucionar à força; violaria as leis, não respeitaria o livre arbítrio, e se converteria num mago negro”( V.M. Rabolu).

"Assim também, Buddha ensinou aos seus bikkhus que um dos votos que se deveria fazer para um dia se chegar à ser Buddha: NÃO USAR INTOXICANTES. Não usar substâncias enteógenas, que FORÇADAMENTE ALTEREM A CONSCIÊNCIA".

 

Carta 1141 - O chá ayahuasca

"A origem da carta abaixo foi referente a uma consulta que um casal de missionários        ( na época), fez ao então Coordenador Internacional do Movimento Gnóstico – Sr. Joaquim Amortegui Valbuena, V.M. Rabolu. Eles tinham aberto um centro de estudos em Porto Velho, RO com mais de 100 pessoas e havia cerca de 30 pessoas que participavam da gnose e de um grupo de ayahuasca. Esse grupo insistia para que se o casal fosse até o local deles e entregasse a gnose lá e o casal de instrutores consultaram o Mestre sobre isso e a  resposta foi a carta abaixo (www.gnoses.net)": 

7 de Abril de 1990

Carta 1141

Paz Inverencial!

Tudo o que seja realizada sendo a pessoa fornicária desconhecendo os três fatores, é magia negra; porque como o Cristo diz: "Quem não está comigo, está contra mim". Quem não seja casto, nem esteja trabalhando com a morte, pode cantar, chorar, fazer tudo o que quiser, que vai para o abismo. É uma lei, é uma ordem a seguir.

A estas pessoas, tem que ensinar-lhes que se trabalha com os três fatores para despertar consciência objetiva e não coisas subjetivas. A bebida é uma coisa subjetiva, que se transforma em vício.

Se vocês entram lá, eles ficariam irritados contra vocês. Melhor é esperar lá fora que vão chegando aos poucos.

Fraternalmente

Joaquim Amortegui Valbuena


QUESTÃO DE ESTUDO

Após a leitura deste texto assista às vídeo aulas e vídeos textos do tema 58 e faça uma síntese conceitual do assunto, descrevendo  o tema DOS CEUS DA AYHUASCA À DROGA DOS INFERNOS

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